Bolsa de Lisboa abre em queda. Cotadas da EDP deslizam perto de 1%
A bolsa de Lisboa começa a sessão de quinta-feira em queda, recuando 0,52% para os 7.999,32 pontos – isto depois de na sessão anterior o PSI ter registado um dia forte e ter atingido máximos de 2011.
A praça portuguesa está a ser pressionada pela negociação em baixa dos chamados pesos-pesados. Às 08:12 horas, a EDP recuava 1,07% para os 4,069 euros por título, enquanto a EDP Renováveis cedia 0,93% para os 11,72 euros. No caso do braço "verde" da EDP, a cotada viu a Morningstar cortar a recomendação das ações de "comprar" para "manter".
PUB
Outras duas das cotadas mais valiosas, o BCP (- 0,13%) e a Jerónimo Martins (- 0,20%), estão a negociar em baixa, pressionando igualmente o PSI.
Mas as maiores perdas do arranque da manhã pertencem à Navigator, que cede 2,13% para os 3,220 euros, e à Altri, que recua 1,70% para os 4,905 euros. No caso da Altri, o grupo Oddo BHF cortou a recomendação dos títulos da empresa, de "outperform" (desempenho acima da média do mercado) para "neutral" (o equivalente a manter), com o preço-alvo a ser definido em 5,10 euros.
Das 16 cotadas do índice, cinco negoceiam de forma positiva, uma mantém-se inalterada (a Corticeira Amorim) e dez estão a negociar em terreno negativo.
PUB
Entre os ganhos, o destaque vai para a Teixeira Duarte, que sobe 1,14%, para os CTT que avança 0,69% e para a Galp que sobe uns tímidos 0,03%.
Fora do índice principal, as ações da Impresa, que têm estado no "olho do furacão" com as negociações da cotada com os italianos da MFE, sobem 2,90% para os 0,248 euros por título. De sublinhar também os títulos do SL Benfica, que comunicou no final de quarta-feira a aprovação da recompra de ações próprias em assembleia-geral, com os títulos a subirem 3,50% para os 6,50 euros por ação.
Acompanhe a evolução dos mercados desta quinta-feira aqui.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Títulos Mercado e bolsa Recompra Ações Energias de Portugal Euronext Lisboa LisboaMais lidas
O Negócios recomenda