Lisboa fecha com ganhos ligeiros. Jerónimo Martins coloca PSI acima da linha de água
A bolsa de Lisboa fechou com ganhos ligeiros esta quinta-feira, renovando máximos de 14 anos, numa sessão maioritariamente de ganhos a nível europeu.
O índice de referência nacional, o PSI, subiu 0,06% para 8.045,89 pontos, com nove dos seus 16 títulos no verde, recuperando depois de uma abertura no vermelho.
PUB
O setor do retalho foi o principal responsável por manter o PSI acima da linha de água. A Jerónimo Martins corrigiu parcialmente as perdas de mais de 3% da sessão anterior, com uma subida de 2,80% para 20,54 euros, seguida da Sonae, que valorizou 0,60% para 1,336 euros.
Entre os restantes pesos pesados, apenas a EDP Renováveis fechou no verde, ganhando 0,25% para 11,85 euros, apesar de um corte de recomendação da Morningstar para manter face a comprar. No entanto, tratou-se de uma redução automática devido à aproximação da cotação ao preço-alvo definido pela casa de investimento (12,00 euros).
Os ganhos do PSI foram travados pelo setor do papel. A Altri e a Navigator lideraram as perdas, com quedas de 1,40% para 4,92 euros e 2,43% para 3,21 euros, respetivamete. No caso da Altri, o grupo Oddo BHF cortou a recomendação dos títulos da empresa, de "outperform" (desempenho acima da média do mercado) para "neutral" (o equivalente a manter), com o preço-alvo a ser definido em 5,10 euros.
PUB
O trio de pesos pesados EDP, BCP e Galp também pressionou o índice, embora com quedas moderadas. A elétrica perdeu 0,12% para 4,108 euros, o banco desceu 0,24% para 0,761 euros – após uma subida do rating por parte da DBRS – e a petrolífera recuou 0,36% para 16,57 euros.
Fora do índice principal, as ações da Benfica SAD dispararam 5,41% para 6,62 euros, aproximando-se de máximos históricos, depois de a assembleia-geral da SAD ter aprovado a recompra de ações já anunciada pela administração.
Já a Impresa cedeu 1,66% para 0,237 euros, enquanto se aguardam desenvolvimentos sobre as negociações para a venda de uma participação na dona da SIC aos italianos da MFE.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Retalho Empresas Lisboa Jerónimo Martins DBRS Sonae Energias de Portugal EDP Renováveis Galp JerónimoMais lidas
O Negócios recomenda