Dividendos As 10 cotadas portuguesas para ganhar 5% com dividendos

As 10 cotadas portuguesas para ganhar 5% com dividendos

Conheça a rendibilidade dos 10 dividendos mais atractivos da bolsa nacional.
Nuno Carregueiro 07 de maio de 2018 às 14:00

Todas as cotadas já anunciaram qual será a remuneração aos accionistas. São 19 as empresas portuguesas que pagam dividendos e, no total, vão entregar 2,43 mil milhões de euros. O aumento face ao ano anterior é ligeiro (+4%), mas o valor representa mais de dois terços dos lucros de 2017, o que valida a ideia de que as cotadas portuguesas estão cada vez mais generosas com os seus accionistas.


A melhor forma de avaliar a atractividade de um dividendo é calcular a sua rentabilidade, que se encontra dividindo o valor pela cotação. E a maioria das cotadas portuguesas apresenta um "dividend yield" em redor ou acima de 5%. Em baixo, estão listados os 10 dividendos mais rentáveis da bolsa portuguesa, ordenados pelo retorno que oferecem. Contudo, a rendibilidade não deve ser a única forma de avaliar os melhores dividendos. Os investidores devem tentar perceber se estes são sustentáveis, olhar para o histórico da remuneração accionista, para o balanço das cotadas, para as estimativas dos analistas e também para os compromissos assumidos pelas empresas nesta matéria. São várias as que têm uma política de dividendos bem definida. 

Só assim poderão avaliar se a actual remuneração accionista poderá ser mantida no futuro, ou é apenas esporádica. Assim, além de olharem para o "dividend yield", os investidores devem também analisar o "payout" (peso dos dividendos nos lucros), histórico da variação da remuneração e os indicadores mais relevantes do balanço e da demonstração de resultados. 

 

Na calculadora em baixo, veja quanto pode ganhar com cada dividendo e consulte as datas de pagamento que já estão disponíveis.



 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI