Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas Há alguém mais poderoso do que eu? 29.06.2020 João Carlos Barradas
Sem escrutínio público, reprimindo instituições da sociedade civil críticas do regime, a elite do putinismo gere o consentimento político e social graças à redistribuição de receitas muito voláteis (representando a exploração de hidrocarbonetos 30% do PIB) e ressente-se dessa pecha.
João Carlos Barradas A União Europeia às voltas com a China 22.06.2020 João Carlos Barradas
A eventual degradação das relações com Pequim irá acentuar-se caso a UE aplique mais penalizações aduaneiras a importações chinesas subsidiadas pelo Estado à revelia das normas da Organização Mundial de Comércio.
João Carlos Barradas A incerta lotaria da Casa Branca 15.06.2020 João Carlos Barradas
Trump está a começar a perder terreno nas sondagens à medida que alastra a epidemia de coronavírus nos Estados Unidos e os apelos do Presidente ao respeito pela “lei e ordem” claudicam ante a vaga de contestação racial.
João Carlos Barradas A escalada da guerra cibernética 11.06.2020 João Carlos Barradas
Das reacções israelitas conclui-se que qualquer ataque cibernético a infraestruturas e instalações capaz de provocar vítimas civis levará a uma retaliação, eventualmente desproporcional, sobre alvos não apenas militares, mas, também, civis.
João Carlos Barradas O tumulto nas redes sociais 02.06.2020 João Carlos Barradas
A polémica sobre os tweets de Donald Trump tornou inevitável a revisão do enquadramento legal das redes sociais sediadas nos Estados Unidos após as eleições de Novembro.
João Carlos Barradas A pandemia dos inteligentes 25.05.2020 João Carlos Barradas
Nesta polémica perdeu-se qualquer vislumbre de credibilidade e coerência da política de comunicação governamental sobre contenção da epidemia, medidas sanitárias e programas de relançamento económico.
João Carlos Barradas Trump acentua uma mudança irreversível 19.05.2020 João Carlos Barradas
Trump, congressistas republicanos e democratas, e governadores estaduais dos dois partidos convergem na ideia de que reduzir as importações da China - 18% das compras ao estrangeiro em 2019 - é um imperativo estratégico.
João Carlos Barradas Uma assembleia crucial da OMS 13.05.2020 João Carlos Barradas
O clima internacional de hostilidade entre EUA, China, Rússia, UE é pouco favorável à mobilização de recursos e reformas no sentido de maior representatividade, democraticidade e transparência no sistema da ONU.
João Carlos Barradas Estoira uma bomba na Eurozona 05.05.2020 João Carlos Barradas
Vai faltar munição à bazuca de Christine Lagarde para combate à recessão da covid-19 depois de o Tribunal Constitucional alemão sentenciar que o programa de compra de activos iniciado em 2015 viola tratados da União Europeia e o mandato do Banco Central Europeu.
João Carlos Barradas A epidemia abala a Coreia do Norte 29.04.2020 João Carlos Barradas
A ausência de Kim gerou rumores sobre eventuais problemas graves de saúde divulgados por círculos próximos de desertores e refugiados na Coreia do Sul, mas a propaganda de Pyongyang não avançou com desmentidos, denúncias de conspirações hostis ao regime.

Marketing Automation certified by E-GOI