Não sendo de esperar a libertação do activista Raman Dzmitryevitch Pratasevitch, nem da sua acompanhante Sofia Sapega, à UE resta banir imediatamente a companhia estatal Belavia e suspender voos de companhias europeias sobre espaço aéreo bielorrusso.
Uma tendência inexorável para a quebra demográfica da China ressalta do censo que arrolou 1,41 mil milhões de habitantes, confirmando projecções de declínio da população no início da próxima década.
Os protestos dos coletes amarelos do final de 2018, as contradições da reforma da segurança social, o dúbio posicionamento político de La République em Marche!, partido criado à imagem do Presidente, ou as incongruências do Eliseu no combate à pandemia de covid-19 deixam mossa que poderá custar a reeleição.
A recessão económica, com quebra do PIB de 7% em 2020 que a alta dos preços da platina, ouro e cobre talvez possa mitigar este ano se a crise social exacerbada pela pandemia não deitar a perder qualquer hipótese de recuperação, ensombra o horizonte e amarga a vida na África do Sul.
Ano após ano, os relatórios do Instituto de Estocolmo constatam esta tendência de gastos e mais gastos militares, com o consequente aumento do risco de confronto, que cedo ou tarde culminará em algo de muito mau.
Ante a inusitada concentração de forças russas em exercícios militares nas regiões limítrofes da Ucrânia de pouco valem as sanções financeiras decretadas por Washington e são escassos os trunfos da NATO.
Jogar a cartada ucraniana é, igualmente, uma advertência do Kremlin contra maior pressão dos Estados Unidos patente nas manobras navais da NATO no mar Negro ou na iminência de novas sanções financeiras de Washington porem em risco emissões de dívida soberana da Rússia.
O fornecimento da ajuda humanitária solicitada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados já vinha a claudicar num ambiente de violência generalizada.
Uma ruptura das cadeias logísticas para produção de vacinas devido à generalização de interdições de exportações de medicamentos e seus componentes teria consequências sanitárias e económicas ainda mais mortíferas.
As eleições em Baden-Württemberg e na Renânia-Palatinado selaram o fracasso das aspirações de Armin Laschet a apresentar-se como candidato à sucessão de Angela Merkel e auguram um mau resultado para os conservadores nas legislativas de Setembro.