pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Alexandre Real
08 de Fevereiro de 2015 às 19:56

Não diga "deem o vosso melhor"

Os objetivos são vistos como motivadores do desempenho, na medida em que trabalhar para alcançar um objetivo revela-se uma força impulsionadora da ação.

 

A intensidade desta força é tanto maior quanto desafiadores forem os objetivos, pois objetivos fáceis revelam uma intensidade mais reduzida de índice motivacional e quanto mais participação tiver ocorrido na fixação dos mesmos por parte dos destinatários.

Aprofundando a teoria da fixação de objetivos de Locke, os objetivos específicos têm o potencial de aumentar a performance de uma equipa. As dificuldades para atingir objetivos, quando aceites, têm o potencial de gerar um nível de performance muito mais alto do que os objetivos fáceis. Quando uma equipa aceita um desafio elevado, tende a subir a fasquia e a alcançar um desempenho que corresponde ao desafio em questão. Neste sentido os objetivos devem ser específicos, e não gerais, devem ser desafiantes, mas realistas. Isso implica que um objetivo geral que consista em fazer o seu melhor não é suficiente para espoletar e aumentar a performance da equipa. As equipas a quem se dá linhas gerais e a quem se pede "façam o vosso melhor" provavelmente não irão ter sucesso. É mais provável obter uma equipa de elevado desempenho quando os objetivos são específicos e apresentam um desafio que é compreendido como realista e alcançável pela equipa.

Agora, levemos a teoria da fixação de objetivos mais longe e olhemos para objetivos que inspirem uma equipa de elevado desempenho. Isto significa que os objetivos não devem ser apenas específicos e desafiantes, mas que devam também ser inspiradores e orientados para a performance. Quando uma equipa leva a cabo uma missão comum, precisa de um entendimento claro dos objetivos que são desejados. A tarefa deve conter certos "benchmarks" de performance que lhe estejam associados. Isso é o que acontece quando as equipas são desafiadas a perseguir a excelência da performance. Qualquer equipa que leve a cabo uma tarefa fá-la-á melhor quando os resultados e a performance esperados dela ganhem uma relevância central. A orientação da performance consiste no uso da fixação de objetivos para ligar os objetivos da equipa à performance da organização. A orientação da performance tendo em vista os resultados do negócio tem o potencial de retirar resultados muito melhores de uma equipa.

Digamos que a uma equipa é atribuída uma tarefa, à qual são dados objetivos específicos que testam os seus talentos ao máximo. Ao mesmo tempo, os objetivos são definidos de tal maneira que inspirem e incrementem os esforços da equipa, em face do enfoque no cliente que lhes é inerente.

A clareza de objetivos e normas é essencial para que as equipas prossigam a sua missão comum, mas objetivos precisos e simples que forneçam instruções para as tarefas, sem desafios ou critérios de performance, normalmente não surtem os resultados desejados. Os objetivos são um fator essencial de motivação.

E recorde-se sempre que se disser à sua equipa "façam o vosso melhor" ou "deem o vosso melhor" estará apenas a criar as condições ideias para a desmotivação da sua equipa…

 

Gestor e Professor Universitário

Artigo escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico

Ver comentários
Ver mais
Publicidade
C•Studio