pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

As estantes do nosso descontentamento

O marketing moralizador à volta da fuga ao Fisco de Escária é uma instrumentalização da nossa indignação e apatia, desenhada para aumentar o “bottom line” e o “earned media” de uma empresa cujos esqueletos fiscais não cabem numa estante.

  • Partilhar artigo
  • ...

A Eslováquia vivia em 2019 um enorme escândalo de corrupção no governo de Robert Fico quando a Coca-Cola fez uma campanha publicitária. O desenho de uma garrafa deitada, feita de traços verticais como as ondas de som de um gravador, ia em fundo vermelho com o slogan “Finalmente tu podes ouvir também”, uma referência à divulgação de escutas comprometedoras. Pouco depois, a empresa de mobiliário eslovaca Sadkay foi menos subtil: pegou numa trave de madeira (ou “hranol”, uma das alcunhas de Fico), pôs-lhe uma gravata vermelha (com que Fico era retratado em cartoons) e encostou-a a um sofá, onde já repousava uma garrafa de Coca-Cola (as escutas). Slogan: “Toda a trave merece sentar-se”. A palavra “sentar” também serve para “ficar preso”.

Ver comentários
Ver mais
Publicidade
C•Studio