Fernando Rocha Andrade A farsa e a tragédia no debate orçamental 29.01.2020 Fernando Rocha Andrade
Um vasto conjunto de propostas decorre de incompreensão sobre a natureza de um orçamento. Este tem por função autorizar a despesa necessária à execução de políticas públicas e a receita necessária à cobertura dessa despesa.
Fernando Rocha Andrade Devemos alargar o englobamento? 27.11.2019 Fernando Rocha Andrade 234
O nosso IRS nunca englobou os rendimentos de capital (salvo uma experiência prontamente abandonada no 2.º Governo de Guterres) e desde 2014 transformou-se num imposto dual seguindo a tendência iniciada há cerca de três décadas nos países escandinavos.
Fernando Rocha Andrade O mito das reformas estruturais 30.10.2019 Fernando Rocha Andrade 588
São raras, ou inexistentes, as ocasiões em que um Governo pode completar uma alteração estrutural do país com uma arrojada intervenção, como são raras as vezes em que a realidade é assim transformada pelo poder da publicação das leis no Diário da República.
Fernando Rocha Andrade Não havia PIB para tanta economia 25.09.2019 Fernando Rocha Andrade 289
Os números ajudam também a perspetivar a questão da dimensão da carga fiscal. Tenho sustentado que a evolução da receita nestes anos resultava fundamentalmente do crescimento da economia e, designadamente, da criação de emprego.
Fernando Rocha Andrade A independência e o protagonismo dos juízes 24.07.2019 Fernando Rocha Andrade 219
Essas primeiras páginas dos jornais e as indignações partilhadas nas redes sociais são a versão moderna da turba ululante, com tochas e forquilhas, pela qual nenhum de nós pretenderá ser julgado.
Fernando Rocha Andrade 542 benefícios fiscais 26.06.2019 Fernando Rocha Andrade 29
Foi apresentado na passada semana o "Relatório sobre os Benefícios Fiscais em Portugal" e alguns dos seus números ocuparam as notícias - 542 benefícios, 127 dos quais sem objetivo identificável, representando cerca de 2% do PIB.
Fernando Rocha Andrade A independência do banco central e a reforma da supervisão 29.05.2019 Fernando Rocha Andrade 88
As razões para, nos anos 90, se ter optado generalizadamente por um modelo de independência dos bancos centrais são as preocupações com o controlo da inflação, que não seria assegurada por uma política monetária conduzida pelos governos.
Fernando Rocha Andrade O machismo oculto da medida-padrão 27.03.2019 Fernando Rocha Andrade 787
Previsivelmente, os equipamentos disponíveis são geralmente baseados no corpo masculino e não se adaptam bem à maioria das mulheres, com efeitos negativos quer no desempenho das funções quer nos acidentes de trabalho.
Fernando Rocha Andrade Tributar os ricos a 70%? 27.02.2019 Fernando Rocha Andrade 624
Os mais ricos têm naturalmente mais facilidade a recorrer a mecanismos de ocultação de rendimentos, ou de imputação artificiosa desses rendimentos a jurisdições de baixa tributação no estrangeiro.

Marketing Automation certified by E-GOI