Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Crónica de um chumbo anunciado

28.10.2021

Uma política de esquerda deve assegurar as condições de financiamento da dívida, porque toda a gente já percebeu o que acontece à despesa social quando essas condições de desaparecem. Infelizmente, nem BE nem PCP quiseram nunca reivindicar como sua essa parte do êxito da governação dos últimos 6 anos.

O englobamento obrigatório dos rendimentos patrimoniais

30.09.2021

A progressividade do nosso IRS é sobretudo uma redistribuição da classe média-alta para o resto da população. A solução de englobamento obrigatório é assim tentadora do ponto de vista da progressividade, mas não parece praticável.

O G7, os paraísos fiscais, as multinacionais e a tributação delas

24.06.2021

O impacto transformador do acordo do G7 é provavelmente menor do que as parangonas sugeririam. O processo não começou no G7 e está longe de estar acabado – ou de ser certo que tenha qualquer resultado. Mas é um pequeno passo na direção certa, e como tal deve ser saudado.

O crime de enriquecimento injustificado, 3.º round

29.04.2021

A evolução legislativa demonstra que o legislador não está parado em matéria de investigação e punição dos crimes de corrupção. Não é legítimo dizer que o legislador não fez nada só porque não adotou as nossas próprias ideias.

E colocar a canábis no Plano de Recuperação e Resiliência?

24.02.2021

Na típica cabeça conservadora há uma imagem de um tipo de barba hirsuta, envergando uma T-shirt do Che, fumando um charro ao som do Bob Marley e discorrendo sobre a revolução e o fim do capitalismo. Está na altura de substituir esta imagem por outra mais adequada e mais moderna.

As vacinas e o papel da política

27.01.2021

Um conjunto de titulares de órgãos de soberania deveriam ser vacinados prioritariamente porque é importante que o Primeiro-Ministro possa tomar decisões sem estar na circunstância de não poder partilhar uma sala de reuniões com ninguém e que o líder da oposição possa exprimir as críticas que entenda a essas decisões sem estar entubado.

Orçamento: os votos e as opções

29.10.2020

O Orçamento vai passar para a fase de discussão na especialidade. Importa refletir sobre o significado dos diversos sentidos de voto, porque a discussão na especialidade vai forçar a clarificação de posições.

Notas sobre o Orçamento para 2021

15.10.2020

O que é preciso é negociar regimes de carreiras que sejam compatíveis com as metas da despesa pública. O país não deve viver permanentemente com regimes de carreiras que são muito generosos, mas cujo funcionamento está sempre a ser suspenso.

Os aspetos chatos do “flat tax”

24.09.2020

Assim, quase 90% dos agregados podem ficar mais ou menos na mesma com um “flat tax” de 15% – depende dos pormenores. Mas só assim acontece com uma grande redução da receita fiscal, que se reflete essencialmente daí para cima e sobretudo nos 4% de famílias portuguesas titulares de maiores rendimentos.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio