Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Despedida e agradecimento

25.05.2021

Desejo ao Jornal de Negócios os maiores sucessos. Portugal precisa de uma imprensa forte, crítica e informativa. Portugal precisa de uma imprensa especializada na economia e nos negócios. Com opinião plural e apaixonada. Portugal precisa do Jornal de Negócios.

Romualda Fernandes e o racismo institucional

18.05.2021

É tempo da comunicação social refletir seriamente sobre como abordar o racismo e a discriminação. De organizar um grande debate que convoque as empresas, os jornalistas, as comunidades racializadas, os sindicatos e a academia. Para se preparar para o mundo da diversidade que é o contemporâneo.

Quotas para minorias? Indispensável

11.05.2021

Mas para integrar os que foram deixados para trás são precisas políticas ativas. Politicas que reconheçam as injustiças do passado e procurem repará-las.

Diversidade

04.05.2021

Nos principais mercados internacionais as empresas são escrutinadas pelos analistas, pelos investidores, pelos pequenos acionistas, pelas entidades oficiais, pelos órgãos de comunicação. Um dos critérios de boa gestão e de uma governance sólida é a diversidade na composição do Concelho de Administração.

Índia, a maior democracia do mundo

27.04.2021

Se eu nascesse hoje e tivesse oportunidade de escolher entre nascer na Índia ou na China, não teria dúvidas: não seria na maior democracia do mundo.

Governo alimenta racismo

20.04.2021

Ao não proteger, ao manter a discriminação e a segregação a que estão sujeitas largas camadas da população o Governo Costa tem, de facto, alimentado o racismo.

Escola passiva, sociedade passiva

13.04.2021

Portugal tem de abandonar a passividade paralisante que nos impede o desenvolvimento. Esse abandono passa por, entre outras medidas, alterar profundamente os métodos de ensino. Porque uma escola passiva gera uma sociedade passiva.

Maçonaria e economia

07.04.2021

Portugal é um país de baixa confiança mútua. Aprendemos a desconfiar uns dos outros. Por isso é tão difícil sair da economia da pequena empresa familiar. A grande empresa pressupõe a cooperação de muitos.

As favelas lisboetas

30.03.2021

Começamos a estar fora da Europa, a que insistimos pertencer, mas cujo modelo social recusamos, e estamos a optar, cada vez mais, por um certo tipo de sociedade sul-americana de grande desigualdade.

É preciso evitar a crise imobiliária que se aproxima

23.03.2021

Se quisermos evitar uma crise do imobiliário e da banca o Governo deve ponderar as necessárias ajudas às famílias. Para que se não repitam os erros do passado. O tempo é de agir não de assobiar para o lado.

100 anos: parabéns!

16.03.2021

Cem anos é um feito de longevidade impar no panorama político português em que todos os outros partidos fundados durante a I República não foram capazes de resistir aos anos de chumbo do Estado Novo.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio