pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Desejo ao Jornal de Negócios os maiores sucessos. Portugal precisa de uma imprensa forte, crítica e informativa. Portugal precisa de uma imprensa especializada na economia e nos negócios. Com opinião plural e apaixonada. Portugal precisa do Jornal de Negócios.

Despedida e agradecimento

É tempo da comunicação social refletir seriamente sobre como abordar o racismo e a discriminação. De organizar um grande debate que convoque as empresas, os jornalistas, as comunidades racializadas, os sindicatos e a academia. Para se preparar para o mundo da diversidade que é o contemporâneo.

Romualda Fernandes e o racismo institucional

Mas para integrar os que foram deixados para trás são precisas políticas ativas. Politicas que reconheçam as injustiças do passado e procurem repará-las.

Quotas para minorias? Indispensável

Nos principais mercados internacionais as empresas são escrutinadas pelos analistas, pelos investidores, pelos pequenos acionistas, pelas entidades oficiais, pelos órgãos de comunicação. Um dos critérios de boa gestão e de uma governance sólida é a diversidade na composição do Concelho de Administração.

Diversidade

Se eu nascesse hoje e tivesse oportunidade de escolher entre nascer na Índia ou na China, não teria dúvidas: não seria na maior democracia do mundo.

Índia, a maior democracia do mundo

Ao não proteger, ao manter a discriminação e a segregação a que estão sujeitas largas camadas da população o Governo Costa tem, de facto, alimentado o racismo.

Governo alimenta racismo

Portugal tem de abandonar a passividade paralisante que nos impede o desenvolvimento. Esse abandono passa por, entre outras medidas, alterar profundamente os métodos de ensino. Porque uma escola passiva gera uma sociedade passiva.

Escola passiva, sociedade passiva

Portugal é um país de baixa confiança mútua. Aprendemos a desconfiar uns dos outros. Por isso é tão difícil sair da economia da pequena empresa familiar. A grande empresa pressupõe a cooperação de muitos.

Maçonaria e economia

Começamos a estar fora da Europa, a que insistimos pertencer, mas cujo modelo social recusamos, e estamos a optar, cada vez mais, por um certo tipo de sociedade sul-americana de grande desigualdade.

As favelas lisboetas

Se quisermos evitar uma crise do imobiliário e da banca o Governo deve ponderar as necessárias ajudas às famílias. Para que se não repitam os erros do passado. O tempo é de agir não de assobiar para o lado.

É preciso evitar a crise imobiliária que se aproxima

Cem anos é um feito de longevidade impar no panorama político português em que todos os outros partidos fundados durante a I República não foram capazes de resistir aos anos de chumbo do Estado Novo.

100 anos: parabéns!

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio