Mini, Seat, Nissan
O novo anúncio de imprensa do Mini Coupé poderá ser o primeiro que apenas apresenta como vantagem esta característica do automóvel quando está parado: serve para fazer sexo sem testemunhas.
Claro, claro, não usa a expressão "fazer sexo", mas é como se ela lá estivesse. O título é "Dois lugares. Menos testemunhas." A palavra "testemunhas" aparece em tamanho gigante. No texto desenvolvido, insiste na ideia. O carro foi desenhado para quem procura "aventuras a sério". Tratando o observador por tu, ordena-lhe que escolha "bem a companhia porque são só dois lugares e mais ninguém para testemunhar o que se passa no Mini Coupé."
É certamente absurdo da minha parte recordar aos autores deste anúncio que também se pode ter "aventuras a sério" a dois sem outras testemunhas em carros com mais lugares. Basta que não esteja mais ninguém dentro. Mas isto sou só eu a pensar.
Essa é a proposta única de venda que os publicitários têm para oferecer. Mais nenhuma. A imagem é melhor que o texto. Para sugerir o sexo a dois sem testemunhas, o carro apresenta-se num ambiente nocturno, num cenário urbano simples, todo a branco, tipo maquete de arquitectura. O carro está estacionado junto de uma cabina telefónica de onde pende o telefone no fio. Este elemento narrativo sugere que o ou a dona do carro arranjou a companhia pelo telefone fixo - e que não tem ou não usa telemóvel (!).
Portanto: O automóvel é fixo, pois nenhuma característica da sua mobilidade é apresentada, e o telefone é igualmente fixo. Enfim. Adiante.
Também o Seat Altea XL se apresenta num anúncio em que não consta a mobilidade do automóvel. "Espaço e estilo em fusão perfeita", diz o título, ligando o elogio ao patrocínio da ModaLisboa pela marca. O desenvolvimento do texto fala em "design apurado", "imenso espaço interior", "excelente habitabilidade" e "conforto melhorado". Daí que o espaço e o estilo se apresentem "unidos num só", união a que corresponde a fusão entre a Seat e a ModaLisboa na imagem: o carro é envolto por um desenho fraquinho, inspirado nos de moda, mostrando um modelo feminino do qual se originam umas linhas brancas que sobrevoam o carro, sugerindo-lhe uma mobilidade ausente do texto, e umas cornucópias de cor. Enfim. Adiante.
Bem móvel é o automóvel Nissan Micra 1.2 DIG-S, pois o anúncio chama a atenção para o seu baixo consumo. Se o anúncio do Mini Coupé sugere que ele é único para se fazer sexo, o do "novo Nissan Micra supercharged" sugere que ele é o único que só pára se o dono precisar de fazer chichi. Não só o título diz "Só pára se você precisar" - com o "você" enfatizado pelo itálico - como o texto começa assim: "A pergunta é: quanto é que você aguenta?"
A imagem sugere que não se pára em áreas de serviço para fazer o que quer que seja, pois o carro lá vai andando enquanto o empregado da gasolineira fica a olhar. É tal a alegria, que os publicitários acrescentaram na foto, por cima do carro, três majorettes à americana, voando em plena exibição de conjunto com os braços e as pernas no ar. As majorettes também só param se você deixar de olhar. Enfim. Como diz o anúncio, "se não acredita, pergunte na sua bomba de gasolina."
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