"O Homem que Trocou a Casa por Uma Tulipa"
"O Homem que Trocou a Casa por uma Tulipa" é um livro sobre bolhas especulativas.
O livro divide-se em duas partes bem distintas. Na primeira, descrevem-se as, porventura, cinco bolhas mais importantes da História, a saber: "A Tulipomania" holandesa do século XVII, a bolha da "Companhia dos Mares do Sul" em Inglaterra, no século XVIII, o crash de 1929, nos EUA, o Japão dos anos 90 e a crise do subprime. Cada uma das bolhas é descrita com pormenor, analisando-se o seu processo de formação, o seu contexto, condições necessárias, porque "estouraram" e as consequências de curto e médio prazo. O mais surpreendente é que as conclusões que se retiram em cada um dos casos são quase sempre as mesmas, mostrando que importam mais as condições presentes do que os mercados. Dessas condições, destaca-se a facilidade de acesso ao "jogo", normalmente porque se pode negociar com uma quantia parcial do investimento global, muitas vezes com facilidades de crédito e a ganância ou inveja.
Na segunda parte, o autor pretende criar algumas generalizações sobre o tema, mas com o foco a tender para o indivíduo e para aquilo a que o autor chama de "síndrome do néscio". Define-se a sintomatologia da síndrome e a sua propagação, uma "doença" a que ninguém é imune. A parte final do livro é dedicada à classificação das bolhas por grau e à resposta a cinco perguntas habituais sobre este tema.
Este é um livro bastante pertinente, quer por nos dar a conhecer alguns casos do passado, quer pela vertente didáctica. O objectivo principal do autor passa por prevenir que cada um de nós venha a cair em tentação, sofrendo da "síndrome do néscio". Isto porque a única forma de esvaziar uma bolha é impedir a sua formação. A "frase do livro" poderia também ser: "infelizmente as pessoas esquecem sempre".
Autor: Fernando Trías de Bes
Editora e Data: 2009(original) – Editorial Presença 2010
Frase: “Só um néscio confunde valor com preço”
Palavras Chave: “Néscio”; “Crença Geral”; “Ganância”; “Inveja”; “Rebanho”; “Crédito”
Apreciação: ****
*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros filipegarcia@gmail.com
Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com
Mais lidas