Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Filipe Garcia - Economista 18 de Janeiro de 2011 às 11:55

"Switch"

"Switch" é um livro sobre a mudança, tentando desconstruir o tema e mostrando o que fazer para alterar uma situação actual, tenha o leitor poder "formal" para o fazer ou não.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A mensagem principal é que a mudança é possível e não é tão complicada de promover, bastando a conjugação de alguns elementos.

Os autores defendem uma ideia "base" em torno do qual o livro se desenvolve: a mudança não é um evento, mas sim um processo que segue um padrão e que este não deve ser ignorado. Para que a mudança aconteça, há que garantir o alinhamento entre três elementos, a que os autores atribuíram o nome de "Rider", "Elephant" e "Path", fazendo alusão a um caminho a percorrer por um homem em cima do seu elefante. O homem sem o elefante não conseguiria fazer o caminho, o elefante sem o homem deambularia sem destino, arriscando a sua sobrevivência, e sem haver um caminho não seria possível chegar ao destino.

O "rider" representa o lado racional de cada indivíduo, organização, ou então o poder formal. O "elephant" significa as vertentes emocional e motivacional, bem como o esforço e o trabalho efectivo - a mão-de-obra. Finalmente, o "path" é a definição, que tem de ser clara para os anteriores, do que deve ser especificamente feito ao longo do processo de mudança. Em "Switch" há nove capítulos dedicados a estes três elementos, fornecendo exemplos de forma exaustiva, que pretendem ser também inspiradores.

Há outras ideias interessantes a reter neste livro. É essencial saber onde se quer chegar e comunicar esse destino. À medida que se vão dando passos nesse sentido, é necessário celebrar e reforçar esses avanços que, apesar de não serem ainda o produto da mudança, mostram que se está a caminhar correctamente. Esta ideia liga-se a outra: a mudança nunca é apenas um evento, é um processo e, para que algo mude, alguém tem que começar a fazer algo de forma diferente. O que sucede, no caso de haver o alinhamento entre "rider", "elephant" e "path", é gerar um efeito "bola de neve". O conceito de dissonância cognitiva é invocado para explicar porque é que quem está envolvido em processos de mudança se torna militante da mesma.

"Switch" é um livro bastante interessante e divertido de ler, que aborda a mudança numa perspectiva realista e estruturada, sem descurar a vertente inspiradora e os processos necessários. Ou seja, ao escrever o livro, os autores acabam por seguir a fórmula que eles próprios aconselham.






Autor: Chip Heath, Dan Heath
Editora e Data: Crown Business - Fevereiro de 2010
Frase: “You’ll direct the Rider,motivate the Elephant and shape the Path”
Palavras Chave: “Change”; “Clarity”; “Pattern”; “Snowball Effect”; “Process”; “Reinforcement”;
Apreciação: ****






*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias