Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Uma resposta eficaz à paralisia orçamental da Europa

09.12.2020

Se um país emitisse obrigações perpétuas, teria a vantagem adicional de outros países europeus o considerarem um exemplo que valeria a pena seguir. Os "Cinco Frugais" deveriam considerar as obrigações perpétuas particularmente atrativas. Afinal, eles gostam de poupar dinheiro.

George Soros: A Europa tem de enfrentar a Hungria e a Polónia

23.11.2020

A UE não se pode dar ao luxo de comprometer as disposições do Estado de direito. A forma como responder ao desafio colocado por Orbán e Kaczynski vai determinar se sobreviverá como uma sociedade aberta fiel aos valores nos quais foi fundada.

A UE devia emitir obrigações perpétuas

22.04.2020

A disrupção provocada pela pandemia deve ser temporária, mas só se os líderes europeus tomarem as medidas extraordinárias necessárias para evitar danos a longo prazo à UE.

Chaves para o triunfo de uma contraofensiva democrática (III)

06.02.2020

Acredito que, enquanto estratégia de longo prazo, a nossa melhor esperança reside no acesso à educação de qualidade, mais especificamente numa educação que reforce a autonomia do indivíduo através do cultivo do pensamento crítico e da ênfase na liberdade intelectual.

Chaves para o triunfo de uma contraofensiva democrática (II)

05.02.2020

A maior deficiência das ditaduras é que, quando triunfam, não sabem como nem quando devem deixar de ser repressivas. Faltam-lhes os pesos e contrapesos que conferem às democracias um grau de estabilidade. Consequentemente, os oprimidos acabam por se revoltar.

Chaves para o triunfo de uma contraofensiva democrática (I)

04.02.2020

Trump está disposto a sacrificar os interesses nacionais dos Estados Unidos em prol de proveitos materiais e políticos pessoais, e fará praticamente qualquer coisa para ser reeleito em novembro. Por seu lado, Xi quer tirar partido dos pontos fracos de Trump e usar a inteligência artificial para conseguir o controlo total do seu povo.

A maioria silenciosa da Europa pronuncia-se

12.06.2019

Como o sistema Spitzenkandidat não se baseia num acordo intergovernamental, facilmente pode ser alterado. Seria muito melhor se o presidente da Comissão Europeia fosse eleito diretamente de uma lista cuidadosamente selecionada de candidatos qualificados, mas isso exigiria mudanças nos tratados.

Europa, por favor acorda

13.02.2019

O primeiro passo para defender a Europa dos seus inimigos, internos e externos, é reconhecer a magnitude da ameaça que representam. A segunda é despertar a maioria pró-europeia adormecida e mobilizá-la para defender os valores sobre os quais a UE foi fundada.

A ameaça da inteligência artificial para as sociedades abertas (II)

07.02.2019

No ano passado, no habitual retiro de líderes chineses no resort litoral de Beidaihe, Xi foi aparentemente "posto no seu lugar". Apesar de não ter havido qualquer comunicado oficial, correu o rumor de que os líderes desaprovaram a abolição do limite dos mandatos presidenciais e o culto de personalidade que Xi edificou em seu redor.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio