Fernando Sobral fsobral@negocios.pt 18 de Agosto de 2016 às 09:58

O choque frontal entre a política e a economia nos EUA

Barack Obama está de saída e quer deixar um legado. Donald Trump quer entrar de rompante e redimir a América. Mas as suas opções políticas parecem não ser sustentadas pelas decisões económicas.
O choque frontal entre a política e a economia nos EUA
PUB

Andrew Hammond, no Independent, pressente que a globalização comercial que Obama queria legar ao mundo está por um fio. E escreve: "O senador Bernie Sanders pediu ao Partido Democrático que abandonasse os esforços para aprovar o acordo comercial Trans-Pacific Partnership (TPP) no Congresso. Esta declaração seguiu-se a um discurso de Hillary Clinton em que ela voltava a enfatizar a sua oposição ao TPP, subscrevendo receios crescentes em todo o mundo sobre a possibilidade - depois de sete décadas em que Washington esteve na frente dos esforços para liberalizar a economia internacional - de uma derrota política está a liquidar o apoio ao comércio livre." No Daily Telegraph, Jeremy Warner tenta ler o pensamento de Donald Trump. E não acredita nas suas declarações: "Longe de cortar a dívida nacional, Trump era capaz de a duplicar. Comecei as minhas pesquisas com a mente aberta sobre as políticas económicas de Trump, acreditando que ele era um Reaganista do coração. (…) Não há uma possibilidade em Hades (deus grego do mundo subterrâneo) de ele pagar 19 triliões de dólares em oito anos. Talvez ele queira dizer que vai entrar em incumprimento, porque essa é a única forma de a eliminar."

Anne Applebaum, no Washington Post, analisa as lições do Brexit para os EUA: "A campanha do referendo não foi centrada nos temas que são normalmente centrais nas eleições britânicas. As políticas de identidade triunfaram sobre a economia; argumentos sobre a 'independência' e 'soberania' derrotaram aqueles sobre a influência e importância britânica. (…) Se este tipo de transformação aconteceu no Reino Unido também pode acontecer nos EUA." O aviso está feito. 

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Barack Obama Donald Trump eleições EUA
Pub
Pub
Pub