Atividade industrial na Zona Euro derrapa para mínimos de 2012
Em setembro, a atividade industrial da Zona Euro caiu para mínimos de outubro de 2012, com as fábricas alemãs a conhecerem o seu pior mês, em termos de atividade, desde a última crise financeira.
PUB
O índice IHS Markit para a atividade industrial na região caiu para 45,7 pontos no mês passado, acima do esperado (45,6 pontos), mas a manter a tendência de quedas. A marca dos 50 pontos separa a contração da expansão.
Esta queda foi liderada pela indústria alemã, a maior economista da Zona Euro, que viu a atividade encolher para 41,7 pontos, o menor valor desde 2009.
PUB
A contínua guerra comercial entre os EUA e a China e o prolongado Brexit tem feito moça nas indústrias de todo o mundo, encolhendo a procura interna e externa. O euro, afetado também pela turbulência, mantém a sua tendência e por esta altura deprecia 0,05% para os 1,087 dólares, um mínimo de maio de 2017.
"A saúde do setor industrial na Zona Euro foi de mal a pior em setembro", começa por dizer Chris Williamson, economista chefe do instituto Markit, à Bloomberg, acrescentando que "envia sinais negativos para o quarto trimestre".
PUB
Apesar de grande parte das indústrias na região não ter ultrapassado a marca dos 50 pontos, em França, o índice fixou-se nos 50,1.
Este cenário tem-se espalhado pelas maiores economias do mundo. No mês anterior, o índice que mede a atividade industrial dos EUA ficou pela primeira vez nos últimos três anos abaixo da marca dos 50 pontos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Zona Euro atividade industrial indústrias Alemanha mínimos Brexit China Europa EUAAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda