PS e PCP aprovam fim do visto prévio do TdC para as compras para renda acessível
Vão passar a estar isentas de fiscalização prévia por parte do Tribunal de Contas (TdC) todas as aquisições e reabilitações de imóveis destinados a habitação com renda acessível ou alojamento de estudantes. A nova regra resulta de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado apresentada pelo PS e foi aprovada esta quarta-feira nas votações na especialidade que decorrem no Parlamento. Os socialistas tiveram o aval do PCP, que votou a favor enquanto todos os outros partidos votaram contra.
PUB
A proposta agora aprovada consiste numa alteração à lei de Organização e Processo do TdC e vem complementar uma mudança que estava já prevista na proposta de OE inicialmente entregue pelo Governo no Parlamento. Nessa primeira versão, estipulava-se já que ficariam isentos do visto prévio do TdC "os contratos e demais instrumentos jurídicos que tenham por objeto a prestação de serviços de elaboração e revisão de projeto, fiscalização de obra, empreitada ou concessão destinada à promoção de habitação acessível ou pública ou o alojamento estudantil". A esse enunciado, o PS juntou também a reabilitação e a aquisição de imóveis.
PUB
A medida foi polémica, na medida em que a proposta surgiu numa altura em que Fernando Medina, Presidente da Câmara de Lisboa, criticou fortemente as conclusões de uma auditoria do TdC à aquisição, pela Câmara de Lisboa, de onze edifícios da Segurança Social destinados, precisamente, a habitação acessível e residências de estudantes.
PUB
Na nota justificativa que acompanha a proposta de alteração, os deputados socialistas explicam que está em causa a "necessidade de promover celeridade a estes processos, atenta a urgência habitacional e a clara necessidade de prover mais habitação pública".
PUB
O facto de os atos administrativos deixarem de estar sujeitos a visto prévio do TdC não inviabiliza que o tribunal possa fazer auditorias a posteriori. Estas, no entanto, não serão obrigatórias e acontecem quando o TdC entender que assim deve ser e de acordo com as prioridades fixadas para a sua atuação. Ao contrário do visto prévio, que garante sempre que o TdC tenha, à partida, conhecimento do negócio que vai ser realizado.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Parlamento PCP PS Tribunal de Contas política oe2020 visto prévio reabilitações renda acessível imobiliárioAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda