Revista de imprensa diária
Leia aqui as principais notícias económicas da revista de imprensa de hoje.
Crise do euro trava subida dos juros da habitação (Jornal de Negócios) As Euribor estão a recuar há seis dias, perante os sinais de fragilidade da economia e o contágio da crise da dívida na Zona Euro.
BIC já começou a perder clientes no BPN (Jornal de Negócios) O Banco BIC Português ainda não é formalmente o dono do BPN e já há clientes do banco nacionalizado a manifestarem vontade de sair.
Despejos por falta de pagamento de renda disparam (Diário Económico) Acções de despejo aumentaram em dois anos. Governo quer tirar processos dos tribunais mas juízes e advogados criticam.
Preço das casas em Portugal cresceu abaixo da zona euro (Diário Económico) Enquanto na Irlanda e Espanha os preços atingiram um pico em 2006 e 2008, em Portugal a evolução tem sido inferior à Europa.
Europa mobiliza-se para travar contágio aos grandes e não deixar solução para BCE (Público) Durão Barroso apelou ontem aos líderes europeus para que implementem "rapidamente" as decisões da cimeira de Julho. Itália e Espanha tentam tranquilizar os mercados.
Governo vai mesmo apresentar um segundo Orçamento Rectificativo com o OE para 2012 (Público) Há dias, ainda era uma possibilidade, face ao desvio estimado de dois mil milhões de euros. Mas ontem o Governo já assumiu que será mesmo necessário.
Crise e redes sociais fazem disparar burla com casas (Diário de Notícias) Preços baixos em anúncios na Internet para casas de férias levam turistas a sinalizar com pagamentos de centenas de euros. Muitas vezes são burlas. A ASAE diz estar atenta
Governo vai estudar "portagens" à entrada das cidades (Diário de Notícias) A criação de uma taxa especial à entrada de carros nos centros das cidades, como acontece em Londres e Estocolmo, "é algo que poderemos eventualmente estudar", admitiu o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.
Todos os dias há 62 novos portugueses falidos a pedir ajuda à Deco (Jornal de Notícias) Cada vez mais as pessoas recorrem ao apoio da Deco por estarem em situação de sobreendividamento. Até Julho, aquela associação recebeu 12 906 pedidos de ajuda (mais 52% que em 2010) e abriu 2488 processo de acompanhamento, 30% dos quais a norte.
CP. Linha de Cascais em risco de fechar (i) Catenárias têm tensão diferente das da rede nacional. Para salvar a linha são precisos muitos milhões
Governo ganha arma para subir a despesa sem passar pelo Parlamento (i) Alteração à Lei Orçamental dá poder de transferir receitas da Segurança Social para subir despesas ministeriais
Estado penhora recibos verdes (Correio da Manhã) Ministro Mota Soares já conseguiu acordo para recuperar 250 milhões. Para reaver a restante verba, Governo ameaça 50 mil contribuintes.
“Proposta do NEI não era credível” (Correio da Manhã) A proposta do Núcleo Estratégico de Investimento (NEI) para a compra do BPN não tinha credibilidade e implicava um pagamento às prestações nos próximos seis anos. Por isso, o Governo admite que o grupo de 15 investidores não merecia a confiança necessária.
Mais lidas