Economia Como pôr Portugal a crescer? As ideias dos líderes e dos alunos das business schools

Como pôr Portugal a crescer? As ideias dos líderes e dos alunos das business schools

O Negócios desafiou gestores nacionais e alunos de seis escolas de negócios para pensarem sobre como pôr Portugal a crescer, no âmbito das comemorações do 16.º aniversário da edição diária do jornal. Conheça as ideias.
Como pôr Portugal a crescer? As ideias dos líderes e dos alunos das business schools
Negócios 01 de junho de 2019 às 14:00

As ideias dos líderes para o país


Portugal, a lagarta que se transformou numa maravilhosa borboleta
"A convicção que nos permitiu ser a nação líder no comércio mundial há 500 anos está a infiltrar-se na sociedade"
Adrian Bridge, CEO da The Fladgate Partnership
Ambição, criatividade, inovação, sustentabilidade e internacionalização
"Para pôr Portugal a crescer, qualquer empresa com ambição tem de olhar para o mercado global"
António Rios de Amorim, presidente executivo da Corticeira Amorim
Uma nova história para o crescimento
"Quando já se discute a Sociedade 5.0, falar da Indústria 4.0 pode não ser suficiente. O esforço tem de ser global"
António Mexia, CEO da EDP
Na pole-position da Revolução Digital
"É indispensável que tenhamos pessoas defendidas e preparadas para o mundo digital em que já vivemos, empresas que possam competir no xadrez mundial"
Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal
Projetar o futuro de Portugal
"A economia do conhecimento precisa de um impulso público e privado mais poderoso para dar um salto qualitativo"
António Horta Osório, presidente executivo do Lloyds
Aposta na inovação e qualificação de recursos humanos
"A redução das desigualdades sociais que ainda temos em Portugal passa por uma aposta forte no tecido empresarial"
António Portela, CEO da Bial
Crescimento convergente
"Exportações, iniciativa e investimento e diversificação de mercados são inevitáveis na receita do nosso crescimento"
António Ramalho, presidente executivo do Novo Banco
Investir nas pessoas, crescer com elas
"Numa empresa - como num país -, será sempre a competência e o compromisso das pessoas a moldar a nossa essência"
Carlos Gomes da Silva, presidente-executivo da Galp
Mudar as leis da aprendizagem
"Na era 4.0, não bastará aprender e dominar as ciências e tecnologias. É fundamental ensinar outras competências."
Isabel Furtado, presidente da Cotec Portugal
Ousar crescer e inovar de forma sustentável
"É preciso que Portugal passe a funcionar como uma plataforma global de inovação e competências. "
Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian
Exportar mais e para mais destinos
"A batalha dos novos destinos das exportações portuguesas é, sem dúvida, o pilar desta nova fase de crescimento."
Maria Celeste Hagatong, presidente do conselho de administração da Cosec
Portugal a crescer? Só com planeamento, eficiência e foco
"Setores de ponta como as telecomunicações são sistematicamente objeto de ataques públicos."
Miguel Almeida, presidente executivo da Nos
Reformar para crescer
"É necessário realizarmos a verdadeira reforma do Estado. Sem esta mudança o país não cresce."
Paula Amorim, empresária
Portugal tem de mudar de paradigma
"O aumento da produtividade, essencial para promover ganhos de quota de mercado, não advém apenas da vontade."
Paulo Fernandes, presidente do conselho de administração da Altri e presidente-executivo da Cofina
O poder democratizador das novas tecnologias
"Ajudarmos o país a crescer talvez implique que o olhemos como um organismo vivo em permanente evolução."
Paula Panarra, diretora-geral da Microsoft Portugal
Os desafios da natalidade e do talento
"A taxa de crescimento potencial do PIB pode cair face aos cerca de 1,5% estimados neste momento."
Pedro Castro e Almeida, presidente-executivo do Santander Totta
É o clima, estúpido
"Há uma curta janela de oportunidade para travar o aquecimento global para lá de níveis que evitem uma disrupção."
Pedro Norton, presidente executivo da Finerge
É preciso promover uma cultura de meritocracia
"A carga fiscal insustentável resulta da necessidade de cobrir um custo do Estado que recusa reformar-se."
Pedro Soares dos Santos, presidente executivo da Jerónimo Martins
Apoiar pessoas e projetos alinhados com o que queremos construir
"O país precisa de continuar a aprofundar a capacidade de educar e desenvolver o maior número possível dos seus cidadãos."
Rodrigo Costa, presidente executivo da REN



As propostas dos alunos das business schools

Desafiámos seis escolas de negócios a darem o seu contributo para a discussão. Leia as suas ideias.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI