Economia Empresas com gestão mais estruturada são mais rentáveis

Empresas com gestão mais estruturada são mais rentáveis

As empresas com recursos humanos mais qualificados e que utilizam mais as tecnologias de informação são também as que têm práticas de gestão mais estruturadas e melhores resultados.
Empresas com gestão mais estruturada são mais rentáveis
Margarida Peixoto 17 de maio de 2018 às 12:03

As empresas com práticas de gestão mais estruturadas – ou seja, que utilizam por exemplo técnicas de motivação dos trabalhadores, de apoio e formação, programas de melhoria de qualidade – têm um melhor desempenho económico. São mais rentáveis, crescem mais e investem mais. A conclusão é de um estudo do Instituto Nacional de Estatística, publicado esta quinta-feira, 17 de Maio.

Com base num inquérito feito às empresas, onde os gestores foram confrontados com quase 30 perguntas sobre a gestão da sua empresa em 2016, o INE concluiu que há uma "associação significativa entre práticas de gestão e performance económica". As questões foram variadas, desde o tipo de estratégia em que a empresa esteve focada, à existência de prémios de desempenho, consequências para desempenho fraco dos trabalhadores, definição de objectivos, entre outras.

Analisados os resultados, o INE dividiu as empresas em dois grupos: as que exibiram práticas de gestão mais estruturadas, e as que tinham práticas menos estruturadas. Depois, concluiu que as empresas do primeiro grupo, entre 2010 e 2016, "registaram rácios de rendibilidade superiores". Além disso, as empresas com práticas de gestão mais estruturada tiveram um valor mediano de taxas de crescimento do volume de negócios e do valor acrescentado bruto "sempre superiores às restantes sociedades" e ainda uma taxa de investimento superior.

Apesar de os dados mostrarem que as empresas maiores são as que exibem práticas de gestão mais estruturadas, também revelam que há gestão estruturada em todos os universos: micro empresas, pequenas e médias.

Por fim, o INE concluiu ainda que o nível de habitação dos recursos humanos, bem como o grau de utilização de tecnologias de informação, está relacionado com o tipo de gestão praticado. "As sociedades com menores níveis de habilitação dos seus trabalhadores tendem a apresentar práticas de gestão menos estruturadas", lê-se no destaque do INE. Também "as sociedades com níveis de utilização de tecnologias de informação e comunicação superiores tendem a apresentar práticas de gestão mais estruturadas."

Ou seja, "as empresas de maior dimensão, pertencentes a grupos, há mais anos no mercado, com elevada qualificação de recursos humanos e utilizando tecnologias de informação mais sofisticadas tendem não só a ser aquelas com melhor performance económica, mas também as que exibem práticas de gestão mais estruturadas", frisa o organismo de estatística.




pub