Mapa: Saiba quanto lixo produziu o seu município
Albufeira é o município que produz mais lixo por habitante. Celorico de Basto está no pólo oposto.
Cada português produziu, em média, cerca de 487 quilos de resíduos urbanos em 2017. As estatísticas foram reveladas a semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística e mostram uma disparidade elevada entre os vários municípios portugueses.
O Negócios elaborou um mapa com os dados do INE e saltam à vista as zonas de Portugal onde os habitantes produzem mais lixo. Algarve surge a vermelho, mas vários municípios do Alentejo também apresentam níveis bem acima da média.
Albufeira é o município com o maior produção de lixo por habitante, o que, tal como nos concelhos vizinhos, será explicado pelo elevado turismo da região. Isto porque o lixo produzido pelos turistas e visitantes eleva o registo dos habitantes.
O mesmo acontece com outros municípios portugueses com resíduos urbanos bem acima da média nacional, como Lisboa (635 KG) e Porto (658 KG), pois muito do lixo não será produzido pelos habitantes destes municípios.
No Norte e Centro de Portugal estão os municípios com menor produção de lixo. Celorico de Basto apresenta o índice mais baixo, com quase metade da média nacional (260 KG).
Percorra o mapa em cima para ver os dados de todos os municípios. Clique aqui se está a ler esta notícia na app.
A média nacional em 2017 foi de 487 KG por habitante, o que representa o valor mas elevado desde 2011 (490 KG). 2017, segundo os dados do INE, foi o quarto ano seguido de aumento dos resíduos urbanos produzidos por habitante. Aqui pode ver os dados com o mapa de 2016.
Mais lidas