Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Trabalhistas prometem novo referendo ao Brexit se houver eleições

Embora o manifesto ainda não tenha sido aprovado pelos líderes do Partido Trabalhista, a promessa de referendar a permanência na União Europeia irá para a frente se Johnson não conseguir que o seu plano para o Brexit seja aprovado no Parlamento.

EPA
Bloomberg 26 de Julho de 2019 às 19:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Os líderes do Partido Trabalhista, maior partido de oposição do Reino Unido, preparam uma campanha estratégica para reverter a votação do Brexit de 2016 e manter o país na União Europeia, isto caso se realizem eleições antecipadas nos próximos meses.

 

O manifesto do Partido Trabalhista para eleições antecipadas já está a ser elaborado e deve incluir a proposta de outro referendo sobre a adesão à UE. O partido fará campanha pela permanência no bloco, comentaram à Bloomberg fontes conhecedoras do processo.

 

O partido planeia uma campanha nos próximos meses contra o novo primeiro-ministro e líder dos Conservadores, Boris Johnson (que substituiu Theresa May), para capitalizar os receios dos eleitores sobre o impacto que um Brexit sem acordo poderá ter sobre os empregos e serviços estatais, como a assistência médica.

 

Embora o manifesto ainda não tenha sido aprovado pelos líderes do Partido Trabalhista, a promessa de referendar a permanência na União Europeia irá para a frente se Johnson não conseguir que o seu plano para o Brexit seja aprovado no Parlamento, disseram as mesmas fontes, sob anonimato.

 

Três anos depois de o Reino Unido ter aprovado a saída da UE, o país ainda está longe de um acordo negociado que seja aceitável tanto para o próprio parlamento britânico quanto para o bloco.

 

Enquanto o tempo se esgota antes do prazo final de 31 de outubro para a saída da UE, Johnson endurece a posição do governo e coloca o país em pé de guerra para uma saída sem acordo.

Ver comentários
Saber mais UE Brexit Partido Trabalhista União Europeia Reino Unido Boris Johnson política
Mais lidas
Outras Notícias