Ex-patrão de Rui Rio abandona liderança da Boyden Portugal
Vinte e três anos depois de ascender à liderança da operação da Boyden em Portugal, Fernando Neves de Almeida deixa o cargo de "managing partner" desta multinacional especializada no recrutamento de quadros de topo.
PUB
O gestor de recursos humanos que deu emprego a Rui Rio quando saiu da Câmara do Porto – o ex-autarca foi sócio e consultor durante quase quatro anos, saindo em 2018 para assumir a presidência do PSD – escreveu numa publicação na página do LinkedIn que "chegou a altura de passar o testemunho".
PUB
"Ao longo destes anos que tive o privilégio de liderar a Boyden, passamos de uma empresa residual no nosso setor a líderes de mercado. Claro está que isso só foi possível graças a uma equipa de excelência que me tem acompanhado ao longo dos anos e que me enche de orgulho poder dizer que os liderei. Mas, como tudo na vida, os ciclos têm um fim e o meu ciclo chegou ao fim", relatou.
PUB
PUB
O também fundador e presidente não executivo da Neves de Almeida HR Consulting entrou em 1997 para o escritório da Boyden em Lisboa. Mestre em Gestão pela Universidade Católica, preside atualmente ao Comité de Remunerações dos CTT e é membro do mesmo órgão na REN. Entre as várias obras publicadas sobre as temáticas de recursos humanos e da psicologia aplicada à gestão estão os livros "Psicologia para gestores", "A sorte dá muito trabalho" e "A arte de gerir pessoas".
PUB
Neves de Almeida vai continuar ligado à Boyden e promete "tudo [fazer] para facilitar a tarefa" ao sucessor, Luís Melo, que entrou para a organização em 2001 e em apenas quatro anos acabou promovido a sócio local e internacional. É formado em Gestão pela Universidade Lusíada, fez um MBA na Nova de Lisboa e até aqui tinha acompanhado sobretudo os setores da distribuição, bens de consumo, retalho, farmacêutico e tecnologias de informação.
PUB
Depois de expressar a "honra e enorme responsabilidade" de ocupar este cargo, Luís Melo utilizou a mesma rede social para prometer que "tudo [fará] para que os próximos anos sejam tão bem-sucedidos como os primeiros vinte, tendo a [seu] lado a equipa de excelência que a Boyden já possui". "Para os nossos clientes, digo que se já gostavam de trabalhar connosco, vão continuar a gostar. Para os outros, recomendo que está na hora de experimentar", acrescentou.
PUB
Apresentando-se como "a primeira empresa internacional de ‘executive search’ a chegar ao mercado português", a norte-americana Boyden instalou-se na capital portuguesa em 1986. Em maio do ano passado abriu finalmente um escritório no Porto, situado no Bom Sucesso Trade Center, que é liderado por Bernardo Costa Macedo.
Saber mais sobre...
Saber mais recursos humanos recrutamento boyden neves de almeida gestão luís melo executive search rui rio psdUm "país de faz de conta"
Em circuito (mal) fechado
Mais lidas
O Negócios recomenda