Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Partidos chegam a proposta comum para nova comissão de inquérito à CGD

CDS, Bloco de Esquerda, PS e PSD chegaram a uma proposta comum para que seja criada uma terceira comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos. Documento chega hoje ao Parlamento.

Lusa
Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 31 de Janeiro de 2019 às 13:23
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...
Os partidos chegaram a uma proposta comum para que seja criada uma nova comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD). O documento, assinado pelo CDS, Bloco de Esquerda, PS e PSD, será entregue na Assembleia da República, esta quinta-feira, no início do plenário. 

A proposta assinada por todos os grupos parlamentares, à exceção do PCP, não sofreu alterações significativas face aquela que foi ontem entregue pelo CDS no Parlamento

O objetivo continua a ser o de "apurar as práticas da gestão da Caixa Geral de Depósitos no domínio da concessão e gestão de crédito e de outras modalidades de financiamento desde o ano de 2000 pelo Banco em Portugal e respetivas sucursais no estrangeiro", lê-se no documento. 

Isto depois de as conclusões preliminares da auditoria da EY a 15 anos de gestão da CGD terem revelado que o banco emprestou dinheiro em montantes elevados, mesmo perante pareceres desfavoráveis ou na ausência de qualquer posição da Direção de Risco. 

A terceira comissão ao banco estatal irá ainda "apreciar a atuação dos órgãos societários da CGD, incluindo os de administração, de fiscalização e de auditoria, dos diretores, dos auditores externos, dos governos, bem como dos supervisores financeiros, tendo em conta as específicas atribuições e competências de cada um dos intervenientes". 

Além disso, os partidos querem "averiguar as contradições entre as declarações proferidas publicamente" e as "informações do relatório de auditoria da EY, nomeadamente sobre a concessão e renovação de créditos". 

Por fim, é ainda necessário "avaliar o impacto destas práticas de crédito nas necessidades da recapitalização" do banco estatal. 

Depois de recebida a proposta, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, agendará formalmente a discussão sobre a comissão.

Na quarta-feira, a conferência de líderes disse já ter reservado o dia 14 de fevereiro para o debate sobre a possibilidade de se criar uma nova comissão parlamentar de inquérito.

Ver comentários
Saber mais banca CGD Caixa Geral de Depósitos comissão de inquérito
Outras Notícias