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O que os bancos estão a fazer para ajudar os clientes a ficarem em casa?

Os bancos nacionais estão a avançar com várias medidas, incluindo a isenção de várias comissões, para apoiar as famílias e empresas penalizadas pelo impacto do vírus e incentivá-las a utilizar mais os canais digitais.

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| Caixa com transferências gratuitas

Na Caixa Geral de Depósitos, todas as transferências realizadas através dos canais digitais do banco passam a ser gratuitas para os clientes com Contas Caixa.
A Caixa isentará a primeira anuidade para os clientes com conta no banco estatal que não sejam detentores de cartão de débito.
Todos os clientes com pensão até 1,5 vezes o salário mínimo nacional e os jovens até aos 26 anos estão isentos de comissões.
A Caixa isenta a mensalidade de todos os Terminal de Pagamento Automático (TPA) com faturação inferior a 7.500 euros por mês até 31 de maio.
Além disso, o banco liderado por Paulo Macedo vai avaliar a eventual carência de capital até 6 meses para os créditos à habitação ou pessoal, mediante pedido dos clientes.


| BCP dá a mão aos comerciantes

O banco vai eliminar a comissão mínima aplicada nas transações realizadas nos Terminais de Pagamento Automático (TPA) através da Rede Multibanco. De acordo com o banco, esta medida incentivará os comerciantes a aceitarem mais transações multibanco, nomeadamente de baixos montantes, reduzindo assim o manuseamento de moeda física.
O BCP vai ainda suspender a cobrança da mensalidade do TPA para comerciantes que encerrem a atividade por dificuldades temporárias.
O banco avança ainda com a suspensão da taxa de serviço dos comerciantes por aceitação de pagamentos por MBWay, de maneira a permitir o pagamento com a utilização do telemóvel do cliente.
Estas medidas de apoio serão aplicadas por um período de três meses, até 30 de junho de 2020.


| Santander isenta pagamentos online

O banco isenta todas as comissões nos pagamentos online.
O Santander Totta vai ainda proceder à substituição de todos os cartões que não dispõem de tecnologia "contactless" (sem contacto) sem cobrança de qualquer encargo.
Para os comerciantes, o Santander Totta suspendeu a cobrança da mensalidade dos POS [terminais de pagamento].
O banco liderado por Pedro Castro e Almeida vai ainda isentar a aplicação de um valor mínimo sobre as transações efetuadas para os comerciantes.
Estas medidas estão em vigor durante pelo menos um mês.


| BPI sem comissão mínima nos terminais

O BPI está a flexibilizar as formas de adesão ao "homebanking" de empresas e está a alargar os serviços disponíveis nesse canal.
De maneira a incentivar os seus clientes a usarem os canais digitais e a evitarem uma ida aos balcões, o BPI enviou recentemente um email no qual explica que poderão falar com o gestor de conta através da "app" do banco ou do "homebanking".
O banco liderado por Pablo Forero eliminou também a comissão mínima nas transações realizadas nos Terminais de Pagamento Automático (TPA).
Além disso, a instituição financeira suspendeu a cobrança da mensalidade para os comerciantes que encerrem a sua atividade temporariamente. Esta isenção durará todo o período em que se mantenha o encerramento do estabelecimento.
A instituição financeira vai igualmente aumentar os montantes disponíveis de crédito pessoal pré-aprovado.
Para os clientes cujos salários sejam afetados ela crise da Covid-19, o BPI vai "manter em qualquer agravamento as condições dos seus pacotes básicos de servoços (Conta Valor) e do seu crédito habitação".

 O BPI diz ainda estar disponível para aceitar moratórias no crédito que permitam mitigar os impactos na economia das famílias e na atividade das empresas, de todos os setores de atividade.


| Novo Banco não cobra anuidade

O banco liderado por António Ramalho decidiu isentar temporariamente um conjunto de transações feitas pelos clientes através dos canais digitais, nomeadamente transferências interbancárias, pagamentos de serviços, ‘cash-advance’ e transferências MB Way.
Vai isentar a primeira anuidade do cartão de débito para novos pedidos e para substituições.
O banco isenta ainda a anuidade do cartão pré-pago (NB Pocket) para novos pedidos.
Para os comerciantes, elimina os custos no serviço de "homebanking" NBnetwork para novos pedidos.
Os comerciantes estão ainda isentos de custos fixos nas transações realizadas através dos terminais de pagamento.
Medidas válidas até 30 de abril.
O banco passa a encerrar os seus balcões à hora de almoço, o que acontece desde esta segunda-feira, por um período de três meses.

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