pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Os benefícios fiscais para inquilinos e senhorios atuam sobre a procura, mas também sobre a oferta. Portugal é dos países com menor percentagem de colocação no mercado de arrendamento de segundas habitações. O incentivo dado pode ajudar a que mais casas entrem no mercado para este fim.

Constrói e arrenda tu, Margarida

Como diz Paulo Raimundo, líder espiritual da CGTP, é para rejeitar tudo. É para rejeitar a extensão do tempo mínimo dos contratos a prazo para um ano, é para rejeitar a regulação do teletrabalho, é para rejeitar o reforço da negociação coletiva, é para rejeitar tudo o que apanhar pela frente.

Nem sol na eira, nem no nabal

A pandemia não foi amiga das contas públicas francesas, nem de qualquer outro país, mas as eleições de 2022 produziram um parlamento fragmentado que não teve força política para reverter o salto de 98% para 115% do peso da dívida no PIB.

Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão

A Europa deve evitar tornar-se apenas uma utilizadora de IA estrangeira, como aconteceu com as suas indústrias de telecomunicações ou hoteleira, que perderam valor para intermediários.

O seguidor inteligente

Todos os anos pelo verão passamos por isto. Incêndios constantemente nas notícias, com particular incidência na zona centro do país. Todos os anos quem combate os incêndios se queixa da falta de meios para o combate. As populações queixam-se da falta de apoio das forças de combate. E o governo queixa-se de condições excecionais que levaram a uma crise que não era previsível.

Incêndios, incêndios e mais incêndios

Não adianta desenhar sistemas para realidades que não existem. Enquanto o gestor público tiver as limitações que tem, pelo menos na saúde e segundo o tribunal de contas, a produção de serviços de saúde (não confundir com a provisão), parece mesmo melhor estar entregue aos privados.

A (não) gestão pública, parte II

Em teoria, é irrelevante se a produção de bens e serviços que o Estado se compromete a provisionar é feita por privados ou públicos, mas isto é, como disse, em teoria. Na prática, existem limitações à capacidade de refletir nos contratos tudo o que seria necessário.

A (não) gestão pública

Estima-se que a transição para um sistema fiscal que permitisse uma cobertura total pelas declarações automáticas, que a taxa de erro fosse inferior a 2% e que isso gerasse uma poupança fiscal média anual, para uma família com dois dependentes, de cerca de 1.000 euros.

Simplificar antes de automatizar

O aumento da incerteza irá naturalmente refletir-se nos mercados e teremos aumentos temporários do preço do crude, mas estamos muito longe dos impactos que a Primavera Árabe ou o começo da guerra na Ucrânia tiveram nos preços do petróleo e das respetivas consequências para as economias mundiais.

Muita parra para tão pouca uva

A atual reforma do Estado em curso está assente em seis eixos. Cinco deles são essencialmente de reorganização/reforço/racionalização dos serviços; o sexto sobre a logística do atendimento. Sem menosprezo pelos objetivos a que se propõe, é preciso ser muito mais ambicioso.

Mudança no século XXI

Portugal continua a ser um país de brandos costumes. O espectro civilizado da política continua a congregar a esmagadora maioria das preferências políticas dos portugueses.

O mito do excecionalismo português

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio