Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bitcoin dispara para máximos de um ano. Analistas alertam para sobrevalorização

A Bitcoin está a negociar no valor mais elevado desde junho do ano passado. Já valorizou perto de 70% desde o início deste mês e mais do que duplicou de valor no espaço de dois meses.

Bitcoin criptomoedas
Bloomberg
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Bitcoin está a negociar em máximos de um ano nesta segunda-feira, 27 de maio, numa altura em que já vê o seu preço a disparar para mais do dobro face ao que se registava em março. A moeda virtual, tal como as maiores concorrentes, tem vindo a beneficiar do interesse por parte de grandes investidores institucionais, mas a evolução não convence os analistas, que alertam para uma sobrevalorização.

Por esta altura, a Bitcoin está a valorizar 7,65% para os 8.732,87 dólares, o valor mais elevado desde junho do ano passado. Mas, esta manhã, já chegou a disparar 10%, enquanto rivais como a Litcoin e a Ether avançam 9% e 6%, respetivamente.

No espaço de apenas dois meses, a maior criptomoeda do mundo conseguiu, assim, mais do que duplicar de valor, tendo em conta a cotação pouco acima dos 4 mil dólares que registava no final de março. Só desde o início deste mês, quando negociava na casa dos 5 mil dólares, a Bitcoin já valorizou perto de 70%.

A contribuir para este movimento está o interesse que tem sido demonstrado por parte de instituições de investimento convencionais. É o caso da Fidelity Investments, que vai começar a permitir que os clientes comprem e vendam criptomoedas, enquanto outras plataformas de negociação já começaram a operar com moedas digitais. Já a operadora de telecomunicações AT&T anunciou que irá permitir aos consumidores que utilizem o processador de pagamento BitPay para saldar as suas contas online.

Os especialistas demonstram, ainda assim, preocupação. Os analistas do JPMorgan Chase, por exemplo, apontam que o preço da Bitcoin já terá ultrapassado o seu "valor intrínseco". Outros consideram que o "ponto de viragem" na negociação desta criptomoeda estará "muito perto".

Apesar das fortes valorizações que têm sido registadas, a Bitcoin mantém-se muito aquém do pico de 19 mil dólares atingido em 2017.
Saber mais bitcoin criptomoeda moeda digital
Mais lidas
Outras Notícias