Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Covid-19: Unilabs e Uber com serviço de testes no domicílio em estreia mundial

Numa iniciativa pioneira a nível mundial entre as duas multinacionais em Portugal, o pedido de testagem deverá ser efetuado através da plataforma da Uber, com o técnico da Unilabs a deslocar-se a casa do cliente. O teste PCR custa 125 euros e o de antigénio 50.

Stephanie Lecocq/EPA
Rui Neves ruineves@negocios.pt 12 de Abril de 2021 às 11:00
  • Partilhar artigo
  • ...

A partir desde segunda-feira, 12 de abril, é possível realizar o teste à covid-19 no domicílio através da maior plataforma digital de transporte individual de passageiros em veículos descaracterizados (TVDE).

 

"Este serviço é possível devido à parceria estabelecida entre a Unilabs e a Uber e é uma estreia mundial", realçam as duas multinacionais, em comunicado.

 

Neste "fase piloto", estão disponíveis dois tipos de testes, o PCR e o antigénio, e apenas nas áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Guimarães.

 

Para solicitar este serviço, basta aceder à aplicação da UBER e escolher o teste que pretende realizar. Um técnico de colheitas da Unilabs deslocar-se-á ao domicílio, com equipamento de proteção individual para a recolha da amostra.

 

Segundo a suíça Unilabs, líder em Portugal em diagnóstico clínico integrado, o teste PCR, o "gold standand" recomendado para a deteção e rastreio da covid-19, tem por esta via um custo de 125 euros, com a garantia de entrega de resultado em 24 horas após a colheita.

 

Já o de antigénio, "um teste com menor sensibilidade mas como maior rapidez no resultado", ressalva a Unilabs, tem um custo de 50 euros, devendo a entrega do relatório efetuar-se até quatro horas após a colheita.

 

Um serviço que está disponível para todos os clientes particulares ou com seguros, com a Unilabs a afiançar que "a Uber não tem acesso a nenhum tipo de informação sobre os resultados ou sobre dados de saúde de utilizadores".

 

De resto, seguindo o procedimento normal, "os resultados dos testes são comunicados ao sistema SINAVELab, que centraliza a informação sobre os casos covid-19 a nível nacional, permitindo às autoridades de saúde pública a monitorização constante dos casos, e o rastreio de contactos para ‘track and trace’".

 

"Esta parceria com a Uber vai permitir melhorar a experiência e comodidade dos nossos clientes na realização de testes covid-19, que passa a ser possível a partir de casa", enfatiza Luís Menezes, CEO da Unilabs Portugal, classificando a iniciativa como "mais uma arma de testagem, essencial no período de desconfinamento que estamos a viver".

 

Já Manuel Pina, diretor geral da Uber em Portugal, realçou que "este tipo de parceria é uma estreia mundial e mais um exemplo de como podemos colocar a nossa tecnologia ao serviço das comunidades para ultrapassar esta pandemia".

 

 

Ver comentários
Saber mais covid-19 unilabs uber testes pcr antigénio domicílio
Outras Notícias