Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Secretário de Estado francês aconselha população a evitar férias em Portugal

Clement Beaune, secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, recomenda aos gauleses que fiquem no país durante as férias. Caso optem por sair, pede para evitarem Portugal e Espanha devido à "situação preocupante" da covid-19.

Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 08 de Julho de 2021 às 07:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
O secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Clement Beaune, recomendou aos cidadãos gauleses não passarem férias em Portugal e Espanha neste verão devido à rápida propagação da variante Delta nos dois países da Península Ibérica. 

Beaune lembrou que "a situação é particularmente preocupante em Espanha e Portugal", pedindo aos franceses que optassem por se manter no país durante o período de férias. Caso saiam de França, o membro do executivo pediu para evitarem estes dois países.

"Vamos tomar decisões nos próximos dias e podemos ter medidas mais restritas", adiantou numa entrevista ao canal de televisão France 2.

A 25 de junho, a Alemanha classificou Portugal como uma zona com "variantes de preocupação", nomeadamente devido à propagação da estirpe Delta, o que na prática resultou numa proibição de viagens em vigor desde a semana passada devido à ativação do mecanismo travão da UE para fazer face a situações preocupantes.

Como estão Portugal e Espanha?

Esta quarta-feira, 8 de julho, Portugal registou 3.285 novos infetados pela covid-19, o valor mais elevado desde 11 de fevereiro, segundo informa o boletim diário da Direção Geral de Saúde (DGS). O mesmo relatório dá ainda conta de mais 8 mortes causadas pela doença.

O índice de transmissibilidade agravou-se e é agora de 1,20 tanto a nível nacional como continental. O Rt era na segunda-feira de 1,19 no país e 1,20 se excluídas as ilhas.

Também a incidência piorou e atingiu os 247,3 casos a nível nacional e 254,8 casos por 100 mil habitantes (média dos últimos 14 dias) no continente. Os valores eram de 224,6 a nível nacional e 231 no continente.

Por outro lado, Espanha regista nesta altura a maior incidência acumulada a 7 dias, ao alcançar um valor de cerca de 156 casos por cada 100 mil habitantes na terça-feira. O aumento dos casos deve ser causado pela variante Delta do vírus, como avançado pelo Financial Times, que associa a escalada no número de casos à prevalência crescente da variante no país e aos ajuntamentos noturnos.

Ver comentários
Saber mais pandemia covid-19 turismo França Clement Beaune variante Delta Espanha Portugal política saúde
Outras Notícias