Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo quer atualizar escalões do IRS em 5,1%

O Governo quer atualizar os escalões de IRS em 5,1% no próximo ano, de acordo com a nova proposta que está a ser debatida em concertação social. É o mesmo valor de aumentos que propõe aos privados, e que os patrões dizem ser uma meta meramente indicativa.

O preenchimento do IRS tem matérias muito complexas para as quais, dizem os fiscalistas, é muito importante conhecer a forma como o Fisco interpreta e aplica os códigos fiscais.
Vítor Mota
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...
O Governo propõe atualizar os escalões de IRS em 5,1% no próximo ano, de acordo com a proposta que está a ser debatida em concertação social.

Na reunião passada, o Executivo tinha dito que os escalões seriam atualizados à inflação, sem explicar que números estava a considerar.

"Atualização em 2023 dos escalões de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) com base no critério de valorização nominal das remunerações por trabalhador (5,1%), assegurando o princípio da neutralidade fiscal das atualizações salariais, com a atualização regular dos escalões de IRS" é uma das medidas apresentadas.

O valor é o mesmo que o Executivo propõe agora aos parceiros do setor privado (5,1% de aumento da massa salarial, em vez dos 4,8% propostos na semana passada), e que as confederações patronais já disseram que, mesmo no cenário de um acordo, servirá como meta meramente indicativa.
Ver comentários
Saber mais Impostos orçamento do Estado
Outras Notícias