Um virar de página nos carros preferidos dos portugueses? Dacia e Tesla no topo
Na primeira metade deste ano assistiu-se a uma pequena revolução nas preferências dos portugueses em termos dos modelos automóveis mais populares. Veja os 50 carros preferidos até ao final de junho.
1.º Dacia Sandero

2.º Tesla Model 3

3.º Peugeot 2008

4.º Renault Clio

5.º Citroën C3

6.º Peugeot 208

7.º Renault Captur

8.º Peugeot 308

9.º Nissan Juke

10.º Dacia Jogger

11.º Seat Ibiza

12.º Mercedes-Benz Classe A

13.º Opel Corsa

14.º Toyota Yaris Cross

15.º Nissan Qashqai

16.º Fiat 500

17.º Kia Stonic

18.º Dacia Duster

19.º Tesla Model Y

20.º BMW Série 1

21.º Hyundai i20

22.º Toyota Yaris

23.º Volkswagen T-Roc

24.º Citroën C3 Aircross

25.º Seat Arona

26.º Fiat Panda

27.º Volvo EX30

28.º Volvo XC40

29.º Volkswagen Taigo

30.º Volkswagen T-Cross

31.º Ford Focus

32.º Mercedes-Benz Classe E

33.º Mitsubishi Space Star

34.º Citroën C4

35.º BMW X1

36.º Mercedes-Benz Classe C

37.º Jeep Avenger

38.º Ford Puma

39.º Volkswagen Polo

40.º Audi A3

40.º BMW Série 2

42.º Opel Mokka

43.º Skoda Octavia

44.º Seat Leon

45.º Hyundai Kauai

46.º Peugeot 3008

47.º BMW Série i4

48.º Opel Astra

49.º BMW Série 3

50.º Mercedes-Benz GLA

Depois de mais de uma década em que as preferências dos portugueses em termos de automóveis ligeiros de portugueses recaíram sobre o Renault Clio - durante oito anos - e o Peugeot 2008 - nos últimos três anos -, a primeira metade deste ano parece trazer ventos de mudança.
Segundo os dados facultados ao Negócios pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o Dacia Sandero foi o modelo mais vendido no primeiro semestre, com 4.619 unidades. Este valor representa um salto de 53,4% face aos 3.011 veículos deste modelo matriculados nos primeiros seis meses de 2023, que valiam então o quinto posto ao carro mais popular da marca romena, que integra o grupo Renault.
As surpresas, contudo, não se ficam por aqui. O Model 3 da Tesla, que há um ano ocupava a 23.ª posição com 1.385 carros entregues, disparou 183,8% para 3.931 unidades e alcança a vice-liderança.
O anterior líder, o Peugeot 2008, viu as vendas recuarem 17,3% para 3.830 veículos e caiu para o degrau mais baixo do pódio. E apenas superou o rival Renault Clio por 17 unidades.
Outro dos grandes saltos no espaço de um ano pertence ao Citroën C3. O citadino da marca francesa aumentou as vendas em 147% para 3.458 unidades, escalando 17 lugares, até ao quinto posto.
O Peugeot 208, que na primeira metade de 2023 era vice-líder, reduziu o número de veículos matriculados em 11,8%, para 3.126. Segue-se o Renault Captur, que há um ano era o quarto modelo preferido, com 2.786 unidades, o que representa uma quebra de 11%.
O único sinal positivo para a "marca do leão" é dado pelo 308, com um aumento de 32,7% nas vendas e uma subida da décima para a oitava posição.
Outra das estrelas do semestre é o Nissan Juke, que subiu as entregas em 162,3%, para 2.285 unidades, e surge no nono lugar. Há um ano, ocupava a 38.ª posição. A fechar o Top 10 encontra-se o Dacia Jogger, que ganha três lugares.
Face à lista do primeiro semestre do ano passado verificam-se nove entradas. O Hyundai i20 surge na 21.ª posição e alcança o estatuto de "best-seller" da marca sul-coreana no mercado nacional.
A segunda entrada mais elevada pertence ao Fiat Panda, no 26.º lugar, enquanto o Volvo EX30 surge um degrau abaixo, sendo o modelo mais popular da marca sueca. O SUV compacto totalmente elétrico bate o Volvo XC40 por seis unidades.
A Mercedes-Benz coloca dois novos modelos na lista: o Classe E e o GLA, nas 36.ª e 50.ª posições, respetivamente.
O BMW X1 é outra das novidades, surgindo no 35.º posto, enquanto o Jeep Avenger entra no ranking para a 37.ª posição.
O Skoda Octavia, no 43.º lugar, e o Seat Leon, na posição 44, são os outros dois modelos a passarem a integrar o Top 50.
Mais lidas