Navigator cai 5% e Corticeira Amorim recua mais de 3% após apresentação de resultados
Além destas duas quedas acentuadas, nenhum dos cinco pesos-pesados do PSI negociava com ganhos no arranque da sessão.
- 1
- ...
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta sexta-feira, a última da semana, em queda, recuando às 08:11 horas 0,61% para os 9.039,63 pontos. A praça portuguesa está assim em contraciclo com as congéneres de Paris e Amesterdão que à mesma hora negociavam com ganhos.
O destaque do arranque da sessão vai para as duas cotadas que apresentaram contas relativas a 2025 já depois do fecho da sessão desta quarta-feira.
As ações da Navigator recuam 4,92% para os 3,210 euros por título, tendo chegado já a cair 5,92% na sessão. O lucro da produtora de papel recuou 50% em 2025, devido a um contexto de mercado "exigente", segundo a empresa, com o volume de negócios próximo dos dois mil milhões de euros. O recuo nos lucros reflete-se também na política de dividendos: a Navigator vai distribuir 80 milhões pelos acionistas referentes ao exercício do ano passado, também abaixo dos dividendos distribuídos referentes ao exercício de 2024.
Já as ações da Corticeira Amorim recuam 3,70% para os 6,76 euros por título, tendo a queda já chegado a ser de 4,27%. Os investidores estão a reagir negativamente à quebra registada pela empresa no ano passado. Os lucros da Corticeira caíram no ano passado para 55 milhões de euros e as vendas também registaram uma quebra. Apesar de lucrar e vender menos, a empresa vai aumentar o dividendo a pagar aos acionistas para 35 cêntimos.
Além destas duas quedas acentuadas, nenhum dos cinco pesos-pesados do PSI negociava com ganhos no arranque da sessão. O BCP recua 0,16%, a EDP Renováveis cai 0,30%, a Galp cede 0,83% e a EDP desliza 0,42%. A exceção é a Jerónimo Martins, que negociava ainda inalterada.
No total, 12 cotadas negoceiam em terreno negativo, duas mantêm-se inalteradas (a Teixeira Duarte faz parte deste grupo) e apenas duas estão em terreno positivo: a Ibersol sobe 0,88% para os 11,40 euros, enquanto a Mota-Engil avança 0,49% para os 5,08 euros.
Acompanhe a evolução dos mercados desta sexta-feira aqui.
Mais lidas