Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Isabel dos Santos quer BFA cotado em Lisboa

O Banco de Fomento Angola (BFA) poderá vir a ser cotado em Lisboa. Essa é pelo menos a intenção de Isabel dos Santos, que está a negociar a compra da posição do BPI nesta instituição angolana.

A empresária angolana Isabel dos Santos tem posições na Galp e na Nos. Isabel dos Santos detém 45% da Esperanza Holding, entidade que tem uma posição de 45% na Amorim Energia. Esta entidade controla 38,34% da Galp. A empresária tem ainda posição na Nos através da Zopt. No total, aquelas posições rendem 47 milhões de euros em dividendos a Isabel dos Santos.
Miguel Baltazar
  • Assine já 1€/1 mês
  • 23
  • ...
Isabel dos Santos pretende colocar o Banco de Fomento Angola na bolsa de Lisboa, estando esse passo em cima da mesa das negociações que estão a decorrer entre a empresária angolana e o CaixaBank, para solucionar o problema da exposição do BPI a Angola.

O Negócios confirmou a informação que foi avançada este domingo, 10 de Abril, por Luís Marques Mendes, comentador da SIC que disse ser esse uma das exigências da empresária angolana nesta negociação. E essa é uma matéria que está a ser negociada com a CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

Este domingo as negociações entre Isabel dos Santos e o CaixaBank têm sido intensas, tendo começado, segundo Marques Mendes, às 9:30. Tal como o Negócios avançou, a meio da tarde o conselho de administração do BPI estava reunido a tentar fechar um acordo que permita ao banco reduzir a sua exposição a Angola, solução que exige um entendimento entre Isabel dos Santos e o CaixaBank. O acordo ainda não estava fechado. Luís Marques Mendes disse, no comentário de domingo habitual, que está nos detalhes finais, mas "está resolvido. É uma óptima notícia para Portugal".

O impasse estende-se há um ano. Marques Mendes acrescenta, ainda, que com a resolução desta situação, pode levar o CaixaBank a concorrer ao Novo Banco.

No que respeita ao BFA, Isabel dos Santos, através da Unitel, detém 49,9%, sendo a maioria - 50,1% - detido pelo BPI. Em cima da mesa está a compra desta parcela por parte de Isabel dos Santos. A empresária sairia do capital do BPI, onde detém directamente 18,58%. 
Ver comentários
Saber mais Isabel dos Santos BFA cotado Lisboa banca Angola Euronext
Mais lidas
Outras Notícias