Em ano recorde foram criadas quase 50 mil empresas em Portugal
Foram criadas 48.854 novas empresas em 2019, quase mais três mil do que no ano anterior. De acordo com a Informa D&B, é um novo máximo histórico para este indicador.
A criação de empresas bateu um novo máximo histórico em 2019, naquele que foi o terceiro ano de crescimento deste indicador. Foram criadas quase 50 mil empresas, à boleia dos setores dos transportes e da construção.
No total do ano, foram criadas 48.854 novas empresas, quase mais três mil do que em 2018, de acordo com os números disponibilizados esta terça-feira pela Informa D&B. "A constituição de novas empresas cresce consecutivamente há três anos, e 2019 marca um novo recorde neste indicador", refere a entidade.
O barómetro de análise de tendências desta consultora mostra que o crescimento da criação de novas empresas "fica a dever-se ao número cada vez maior de sociedades unipessoais", com estas a representarem 54% das entidades criadas.
Os dados mostram ainda que perto de 90% desta evolução na constituição de empresas deve-se ao contributo dos setores da construção e dos transportes. Em especial na rubrica do transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros, que engloba as plataformas eletrónicas como é o caso da Uber.
Em sentido contrário, "os setores e subsetores com maior ligação ao turismo foram em 2019 os que registaram maiores recuos na constituição de empresas, nomeadamente as atividades imobiliárias, o alojamento de curta duração e os serviços turísticos". No caso do alojamento e restauração, a constituição de novas empresas de alojamento de curta duração recuou 15,8%.
Quanto aos novos processos de insolvência (2.204), o indicador mostra uma descida de 6,6% no total do ano. De acordo com a Informa D&B, esta descida é transversal a quase todos os setores e distritos, e mantém-se desde 2013. Sobre os encerramentos, os dados mostram que estes recuaram 17,3% face a 2018, para 15.898 empresas.
Mais lidas