Contas do PSI e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Por cá, a época de resultados continua e é dia da EDPR, BCP e Sonae apresentarem números. Lá fora são conhecidos os lucros da Meta e da Microsoft, no mesmo dia em que a Reserva Federal norte-americana termina a reunião dedicada à política monetária.
newsletter cinco coisas 5coisas
João Duarte Fernandes e Carla Pedro 30 de Julho de 2025 às 06:45
EDP Renováveis, BCP e Sonae apresentam resultados

A divulgação de resultados das cotadas do PSI prossegue, com a EDP Renováveis, o BCP e a Sonae a darem a conhecer os seus números do primeiro semestre. O braço de energias verdes da EDP já apresentou os resultados na manhã desta quarta-feira, reportando uma quebra de 56% nos lucros para os 93 milhões no primeiro semestre. Dos que ainda têm resultados para apresentar, o . Já a Sonae obteve um resultado líquido de  Os investidores também terão oportunidade de reagir aos números da Corticeira Amorim, .  

Contas da Meta e da Microsoft 

No reino das tecnológicas norte-americanas, são conhecidas as contas da Meta Plattforms e da Microsoft. No caso da dona do Facebook, , quando as projeções apontavam para 41,4 mil milhões. Já as receitas da Microsoft (o período de janeiro a março correspondeu ao seu terceiro trimestre fiscal) , enquanto o lucro ajustado por ação foi de 3,46 dólares. Serão conhecidos também os números de cotadas europeias como a Airbus, HSBC, Rio Tinto, CaixaBank, UBS, Santander, Mercedes e GSK, entre outras.      

Decisão da Fed e dados económicos nos EUA

A Reserva Federal (Fed) norte-americana termina a reunião de dois dias dedicada à política monetária do país. Depois do início do ciclo de cortes dos juros diretores, , que culminou com , a Fed ainda não mexeu na taxa dos fundos federais este ano e . Além da decisão da Fed, teremos também nos Estados Unidos os dados preliminares do PIB do segundo trimestre e o relatório da ADP sobre a criação de emprego no setor privado do país durante o mês de julho. No primeiro trimestre do ano, o PIB da maior economia mundial .

PIB e emprego por cá

A nível nacional, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a estimativa rápida do crescimento económico do segundo trimestre. No arranque do ano, a economia portuguesa inverteu a tendência e entrou no vermelho: .São ainda conhecidas as estimativas mensais de referentes a junho e os de julho.

Outros indicadores no radar europeu

Saindo das fronteiras nacionais, há mais dados para medir o pulso de outras economias. Da Zona Euro virão os no segundo trimestre e a confiança do consumidor para julho. Teremos também os dados preliminares do PIB entre abril e junho na Alemanha, França e Itália. De Espanha teremos os números preliminares da inflação de julho e a confiança dos empresários relativa ao mesmo mês.

(Notícia atualizada às 07:44 horas já com os resultados da EDP Renováveis)

Saber mais sobre...
Saber mais Retalho Sonae
Pub
Pub
Pub