Warren Buffett ganha mais de 120 mil milhões com chegada da Apple aos três biliões
Com a Apple a tornar-se na primeira empresa a chegar ao marco de uma capitalização de três biliões de dólares, Warren Buffett saiu a ganhar. A estadia da Apple na marca dos três biliões foi momentânea, mas terá permitido ao líder da Berkshire Hathaway encaixar mais de 120 mil milhões de dólares.
PUB
A Berkshire Hathaway fez uma aposta aparentemente fora do normal em 2016, quando adquiriu ações da tecnológica liderada por Tim Cook. Em 2018, reforçaria a participação. Atualmente, a empresa detém 5,4% da Apple, após ter reduzido a participação, anteriormente situada nos 5,7%. Em 2022, com a chegada da empresa aos três biliões, o investimento do conglomerado na Apple está avaliado em 160 mil milhões de dólares, nota a CNBC.
E são os próprios analistas da Berkshire a reconhecer que a aposta fora do "normal" terá sido um dos melhores investimentos já feitos pelo "oráculo de Omaha", como Buffett é conhecido. "Sem dúvida, é um dos investimentos mais fortes que a Berkshire já fez na última década", indicou James Shanahan, em declarações à estação de televisão norte-americana CNBC.
PUB
De acordo com os dados da empresa, no final de 2020, a Berkshire Hathaway tinha mais de 907 milhões de ações da Apple. Além do valor desta participação, a empresa também tem usufruído dos dividendos da tecnológica, encaixando cerca de 775 milhões de dólares anualmente.
A Berkshire Hathaway de Warren Buffett tem investimentos em diversas áreas de negócio, mas tem mantido uma relação algo distante com as ações das big tech. Ainda assim, a Apple tem um lugar especial entre os investimentos do conglomerado, conforme o próprio responsável da Berkshire reconheceu, em entrevista à CNBC em 2020. "Não acho que a Apple sejam ações, penso nela como o nosso terceiro negócio". Buffett, de 91 anos, é a nona pessoa mais rica do mundo, de acordo com o Billionaires Index da Bloomberg, com uma fortuna estimada de 112 mil milhões de dólares.
PUB
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda