pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

A sua semana dia a dia: mais contas do PSI, juros da Fed e saúde das economias

A semana está repleta de contas e de novos dados económicos – tanto por cá como lá fora. Há também a decisão do banco central dos EUA sobre os juros, esperando-se que permaneça o “status quo”.

Novos números de cotadas no índice de referência nacional e de 'big tech' norte-americanas.
Novos números de cotadas no índice de referência nacional e de "big tech" norte-americanas.
27 de Julho de 2025 às 19:00
Segunda-feira CTT reportam contas do primeiro semestre

Os CTT apresentam os resultados dos primeiros seis meses do ano. Entre janeiro e março, a empresa postal registou lucros de 5,5 milhões de euros, uma quebra de 25,9% em relação ao período homólogo. O resultado foi pressionado pelo efeito base das eleições que aconteceram a 10 de março de 2024 (que deram algum fôlego às contas dos correios nacionais há um ano) e que este ano aconteceram no segundo trimestre.     

Segunda-feira Turismo e avaliação bancária das casas

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o inquérito à avaliação bancária na habitação referente a junho, bem como os números da procura turística dos residentes no primeiro trimestre.

Segunda-feira Confiança do consumidor em Espanha

Há também números a ter em conta no resto da Europa. De Espanha teremos os dados relativos à confiança do consumidor em junho. Já França vai ao mercado da dívida com Bilhetes do Tesouro a três, seis e doze meses.

Terça-feira Corticeira Amorim mostra números até junho

A Corticeira Amorim dá a conhecer os resultados do primeiro semestre deste ano. Nos primeiros três meses, a empresa liderada por António Rios Amorim registou lucros de 16,4 milhões de euros, um aumento de 2,1% face ao mesmo período de 2024 – e deu também conta de uma queda de 2,2% nas vendas consolidadas para 229,4 milhões de euros, mas sublinhando que "excluindo o efeito de alteração do perímetro de consolidação decorrente da venda na participação na Timberman Denmark, as vendas teriam subido 1,3%".    

Terça-feira INE publica dados do comércio

O INE divulga a estimativa rápida do comércio internacional, relativa ao segundo trimestre. Até maio, as exportações portuguesas de bens aumentaram 2,5% e as importações registaram um incremento de 12,1%.    

Terça-feira Novos indicadores na Europa

No resto do Velho Continente, destaque para o inquérito do Banco Central Europeu quanto às expectativas dos consumidores da Zona Euro para a inflação de junho. Já em Espanha serão dados a conhecer os números do PIB referentes ao segundo trimestre e as vendas a retalho de junho.

Terça-feira API revela inventários de crude

A associação comercial American Petroleum Institute (API) revela os dados dos stocks de crude nos EUA na semana terminada a 26 de julho. No dia seguinte, o Departamento norte-americano da Energia divulga os níveis oficiais.

Quarta-feira EDP Renováveis e Sonae apresentam resultados

A divulgação de resultados das cotadas do PSI prossegue, com a EDP Renováveis e a Sonae a darem a conhecer os seus números do primeiro semestre. Entre janeiro e março, o braço das energias verdes da EDP teve lucros de 428 milhões de euros, mais 21% face aos resultados do período homólogo de 2024. Já a Sonae obteve um resultado líquido de 43 milhões de euros, mais 77,2% do que o registado no primeiro trimestre do ano passado.    

Quarta-feira As contas da Meta e da Microsoft

Prossegue a divulgação de resultados um pouco por todo o mundo. No reino das tecnológicas norte-americanas, são conhecidas as contas da Meta Plattforms e da Microsoft. No caso da dona do Facebook, as vendas atingiram os 42,3 mil milhões no seu primeiro trimestre, quando as projeções apontavam para 41,4 mil milhões. Já as receitas da Microsoft (o período de janeiro a março correspondeu ao seu terceiro trimestre fiscal) aumentaram 13% para 70,1 mil milhões de dólares, enquanto o lucro ajustado por ação foi de 3,46 dólares.    

Quarta-feira Fed deve manter juros

A Reserva Federal norte-americana termina a reunião de dois dias dedicada à política monetária do país. Depois do início do ciclo de cortes dos juros diretores, em setembro passado, que culminou com três descidas até ao final do ano, a Fed ainda não mexeu na taxa dos fundos federais este ano e não se espera que o faça neste encontro.

Quarta-feira PIB e emprego por cá

O INE divulga a estimativa rápida das contas nacionais do segundo trimestre, bem como as estimativas mensais de emprego e desemprego referentes a junho e os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores de julho.

Quarta-feira Outros indicadores no radar europeu

Saindo das fronteiras nacionais, há mais dados para medir o pulso de outras economias. Da Zona Euro virão os números preliminares do PIB no segundo trimestre e a confiança do consumidor para julho. Teremos também os dados preliminares do PIB entre abril e junho na Alemanha, França e Itália. Destaque ainda para as vendas a retalho de junho na Alemanh. De Espanha teremos os números preliminares da inflação de julho e a confiança dos empresários relativa ao mesmo mês.

Quarta-feira E mais dados em foco nos EUA

Trata-se de um dia movimentado do outro lado do Atlântico. Além da decisão da Reserva Federal norte-americana, teremos também nos Estados Unidos os dados preliminares do PIB do segundo trimestre e o relatório da ADP sobre a criação de emprego no setor privado do país durante o mês de julho. E não só: o Departamento norte-americano da Energia divulga os níveis dos inventários de crude no país, bem como os stocks de destilados e gasolina, relativos à semana precedente.

Quinta-feira EDP e Semapa mostram contas

A EDP e a Semapa apresentam os seus números dos primeiros seis meses do ano. A elétrica fechou o primeiro trimestre com lucros de 428 milhões de euros, mais 21% face aos resultados do período homólogo de 2024. Já a holding liderada por Ricardo Pires reportou lucros de 39,6 milhões de euros entre janeiro e março, o que representou uma quebra de 17,9% face aos 48,2 milhões apurados no mesmo período do ano passado, afetados pelo recuo de 25,7% registado pela sua participada Navigator.    

Quinta-feira Apple e Amazon também reportam números

Prossegue também reporte dos números trimestrais das tecnológicas norte-americanas. Nesta quinta-feira será a vez da Apple e da Amazon. A empresa da maçã reportou receitas de 95,36 mil milhões de dólares no seu segundo trimestre fiscal – um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado e acima da estimativa média de 94,59 mil milhões apontada pelos analistas. Já o lucro por ação foi de 1,65 dólares, acima dos 1,62 esperados e representando um crescimento anual de 8%. Quanto à Amazon, superou as expectativas no primeiro trimestre, com um aumento de 8,6% das vendas líquidas, para 155,67 mil milhões de dólares, quando a estimativa média dos analistas apontava para 155,16 mil milhões. Além disso, o lucro por ação foi de 1,59 dólares, acima dos 1,36 previstos.    

Quinta-feira Inflação e atividade turística por cá

O INE divulga a estimativa rápida do índice de preços no consumidor em julho e da atividade turística em junho, bem como o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio em junho. No mês passado, a taxa de inflação acelerou ligeiramente, para 2,4%, segundo os dados definitivos. Foi o terceiro mês consecutivo de aceleração dos preços de venda ao consumidor, com os alimentos a puxarem novamente pela inflação.    

Quinta-feira Empréstimos e depósitos também em foco

O Banco de Portugal divulga a nota de informação estatística relativa às taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos. A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares diminuiu pelo 17.º mês consecutivo em maio, passando para 1,49% (contra 1,64% em abril). No caso das empresas, a remuneração média passou de 2,01% em abril para 1,84% em maio. Já as novas operações de empréstimos a particulares (que incluem contratos totalmente novos e contratos renegociados) totalizaram 3.289 milhões de euros em maio, mais 284 milhões do que em abril.    

Quinta-feira Dados frescos na Europa

No resto da Europa, o dia está igualmente recheado de novos dados. O Eurostat reporta a taxa de desemprego relativa a junho – indicador que será igualmente alvo de escrutínio na Alemanha. Serão também divulgados os números preliminares da inflação de julho em França, na Alemanha e em Itália.

Quinta-feira Indicador de inflação nos EUA

Nos Estados Unidos, o mercado verá ser divulgado o índice PCE core (índice de preços do consumo pessoal), que exclui componentes mais voláteis, como os alimentos e a energia, relativo a junho. Este índice, recorde-se, é o indicador de inflação preferido da Fed para a sua meta de 2%.

Sexta-feira Jerónimo Martins fecha semana de dados no PSI

A Jerónimo Martins é a última cotada do PSI a apresentar contas semestrais nesta semana. A retalhista dona do Pingo Doce reporta os seus números antes da abertura da bolsa nacional. Nos primeiros três meses do ano, apresentou lucros de 127 milhões de euros, o que correspondeu a uma subida homóloga de 31,4%.    

Sexta-feira Novas tarifas de Trump entram em vigor? E para quem?

Desde que regressou ao poder, a 20 de janeiro, o Presidente norte-americano tem pressionado no sentido da implementação de tarifas alfandegárias globais, para depois as suspender parcialmente, dando tempo aos outros países para negociarem novos pactos comerciais com os Estados Unidos. Durante esse período, Trump já assinou acordos com vários países, como o Reino Unido, o Japão - . As chamadas “tarifas recíprocas” anunciadas a 2 de abril (a que Donald Trump chamou de ‘dia da libertação’) incidem sobre as importações de cerca de 150 países. Após uma pausa de 90 dias – até 9 de julho – na aplicação das tarifas “recíprocas”, para haver tempo de negociar acordos, Trump declarou que a 1 de agosto essas taxas entrariam em vigor para os parceiros com os quais não tivesse chegado a acordo. Para a China, a extensão é até 12 de agosto, na tentativa de concretizar um acordo preliminar já delineado.

Sexta-feira Dívida pública por cá

O Banco de Portugal dá conta dos dados da dívida pública de junho, no âmbito da sua nota de informação estatística. Em maio, a dívida pública portuguesa, na ótica de Maastricht, aumentou 3,7 mil milhões de euros, para 284,5 mil milhões de euros. Teremos ainda, a fechar a semana, a Conta Satélite do Turismo para Portugal, relativa a 2024, que é divulgada pelo INE.

Sexta-feira Inflação da Zona Euro e desemprego nos EUA

O Eurostat divulga os dados preliminares da inflação de julho na Zona Euro. Ainda do mesmo bloco de países virão os números finais de julho dos índices dos gestores de compras (PMI) da indústria, medidos pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB) – e serão também veiculados os mesmos indicadores para Espanha, Itália, França e Alemanha.

Sexta-feira Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.

Publicidade
C•Studio