Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

GameStop valoriza mais de 80% na pré-abertura relançando a procura pelas "meme stocks"

As ações da retalhista de videojogos voltaram a escalar mais de 100% na sessão de ontem, dando a entender que os ganhos se irão manter hoje, tendo em conta a pré-abertura. Rede social Reddit está novamente por trás desta subida.

Reuters
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 25 de Fevereiro de 2021 às 11:03
  • Partilhar artigo
  • ...
Menos de um mês depois de as ações da GameStop terem atingido um pico perto dos 500 dólares, depois de um "ataque" concertado às suas ações através da rede social Reddit, eis que a retalhista de videojogos volta a dar sinais de vida, graças ao mesmo grupo de investidores amadores a retalho que pôs o Congresso dos Estados Unidos de olho numa possível manipulação de preços.

Ontem, a empresa valorizou 103,94% naquele que foi o maior ganho desde 27 de janeiro, um dia antes de a sua cotação ter atingido máximos históricos nos 483 dólares. A justificar esta subida de três dígitos está novamente a concertação de milhões de investidores no fórum Wall Street Bets, no Reddit, que levaram as ações da GameStop e de outras empresas como a AMC, distribuidora de cinemas, o mesmo da Nokia, empresa de telecomunicações, a novos disparos em bolsa. 

No caso da GameStop, foram transacionadas mais de 83 milhões de ações na sessão de ontem, o que é um máximo desde 5 de fevereiro. Hoje, na pré-abertura de Wall Street, a cotação da retalhista de videojogos dispara 83%, deixando no ar a ideia de que hoje serão registadas novas subidas robustas durante o dia. 

Esta nova "chama" das ações da GameStop poderá estar relacionada com a demissão do seu diretor financeiro, Jim Bell, que abandonará o cargo a 26 de março. 

O que é facto é que o sentimento bélico regressou ao fórum onde tudo começou, com vários utilizadores do Wall Street Bets a ordenar aos restantes que comprem ações da GameStop. É o caso do utilizador mencionado abaixo que pede aos restantes "habitantes" deste fórum para acordarem e comprarem ações da empresa, porque era preciso "vencer a guerra". 


Há uma semana, no dia 18 de fevereiro, Keith Gill - o utilizador do Reddit "DeepFuckinValue" que desencadeou a corrida às ações da GameStop - disse no Congresso norte-americano, numa audição do comité de Finanças, que continuava a achar a empresa atrativa para investir, levando a uma subida de 13% das ações, entretanto anulado.

Mas os investidores organizados no Reddit não se ficaram só pela GameStop, com outras empresas que foram também protagonistas deste fenómeno a valorizarem no dia de ontem. Foi o caso da AMC que viu quase 380 milhões de ações serem transacionadas só na sessão de ontem, levando a um ganho de 18% da sua cotação.

O "ataque" dos investidores amadores de retalho a vários fundos de investimento de Wall Street que apostaram na queda das ações da GameStop provocou uma queda de 12,5 mil milhões de dólares para esses "hedge funds" no mês de janeiro, segundo os dados da Ortex.

Estas perdas foram provocadas por milhões de pequenos investidores em todo o mundo, que se organizaram através do fórum Wall Street Bets, no Reddit, para comprarem ações em massa de várias empresas, onde os fundos estavam expostos, mas a apostarem na sua queda ("short selling"). Esta corrida às ações da Gamspot levou a sua cotação a valorizar cerca de 400% na última semana de janeiro.

Ver comentários
Saber mais GameStop Reddit AMC Wall Street Bets economia negócios e finanças mercado e câmbios bolsa bens de consumo
Outras Notícias