Política Marcelo Rebelo de Sousa já é o novo Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa já é o novo Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa jurou esta quarta-feira, 9 de Março, sobre a Constituição da República Portuguesa como 20.º Presidente da República. Eram 10:10.
Miguel Baltazar Miguel Baltazar Miguel Baltazar Miguel Baltazar
Paulo Zacarias Gomes 09 de março de 2016 às 10:21

Marcelo Rebelo de Sousa jurou esta quarta-feira, 9 de Março, sobre a Constituição da República Portuguesa, como 20.º Presidente da República Portuguesa. Eram 10:10.

O novo Chefe de Estado tomou posse no Parlamento, perante o plenário da Assembleia da República, comprometendo-se a "defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa".

"Juro por minha honra desempenhar fielmente as funções em que fico investido e defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa", afirmou.


Depois do juramento, Marcelo Rebelo de Sousa assinou o auto de posse e trocou de lugar com Cavaco Silva na mesa da Presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa sucede no cargo a Cavaco Silva, que desempenhou a função durante 10 anos, depois de ter sido eleito a 24 de Janeiro passado com 52% dos votos e à primeira volta.

O novo Presidente da República chegou esta manhã a pé à Assembleia da República, quebrando a prática habitual de chegar de automóvel.

"Venho de casa dos meus pais, fiz o caminho que fiz muitas vezes para a escola, é mais ou menos parecido", disse o Presidente da República eleito à chegada ao Parlamento onde foi entretanto empossado.

O novo Chefe de Estado chega ao cargo com expectativas elevadasEntre as primeiras tarefas do novo Presidente da República estará uma declaração ao País sobre o Orçamento do Estado e, até ao final de Abril, a reunião com o Conselho de Estado.

(notícia actualizada às 10:33 com mais informação)




Notícias Relacionadas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI