Paulo Rosado sai de cena e OutSystems nomeia novo CEO
O unicórnio português nomeou Woodson Martin para o cargo, substituindo Paulo Rosado ao fim de 24 anos. Segundo a empresa, Martin fica encarregue de liderar a empresa "na próxima era de inovação e expansão"
O fundador da OutSystems está de saída da liderança do unicórnio português. Paulo Rosado, que continuará ligado à sua criação enquanto "chairman" do Conselho de Administração, vai passar a pasta a Woodson Martin.
Em comunicado, o segundo unicórnio com ADN português adianta que o novo CEO vai "liderar a próxima era de inovação e expansão da empresa, com efeitos imediatos".
Woodson Martin vai suceder ao fundador da empresa, que esteve à frente da OutSystems por mais de duas décadas. O novo CEO esteve 18 anos na tecnológica norte-americana Salesforce, onde chegou a vice-presidente executivo, de onde saiu em 2023 para abraçar novos desafios.
A alteração estratégica na liderança da empresa chega numa altura em que a OutSystems ultrapassou 500 milhões de euros em receitas.
"Estou profundamente orgulhoso da equipa, dos parceiros e dos clientes incríveis que confiaram em nós para trabalhar em sistemas críticos para o seu negócio na plataforma OutSystems. A nossa visão disruptiva é agora amplamente aceite e chegou o momento de passar o leme ao Woodson. A sua experiência na expansão de empresas de software globais, a sua visão centrada no consumidor final, e o seu compromisso em manter equipas e uma cultura de topo fazem dele o líder ideal para levar a OutSystems a patamares mais altos. Terei todo o gosto em apoiar o Woodson e a OutSystems neste novo capítulo que agora começa", escreve Paulo Rosado na missiva de passagem de testemunho.
Já Woodson Martin agradeceu, numa mensagem partilhada no LinkedIn, a confiança para abraçar o novo desafio, numa empresa portuguesa que se tornou global ao chegar a mais de 70 países. "Quero agradecer ao Paulo Rosado pela sua liderança visionária nos últimos 24 anos. Em conjunto com a sua equipa, construiu a OutSystems do zero e tornou-se numa plataforma global", lê-se, onde admite estar "entusiasmado por ser parte da viagem que se segue".
E o novo líder do unicórnio deixa, no comunicado da empresa, uma mensagem para todos: "vamos liderar a próxima geração de aplicações e agentes criados e geridos com recurso a IA, e vamos fazê-lo numa plataforma que já conta com a confiança de milhares de clientes".
A OutSystems apresentou recentemente o Mentor, um "trabalhador digital" dedicado a gerar aplicações com Inteligência Artificial e a automação de todo o desenvolvimento de software, onde já foram criados mais de 2.500 aplicações.
Mais lidas