IGCP emite até 1,25 mil milhões em dívida a 6 e 14 anos na próxima semana
A Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou esta sexta-feira que na próxima semana, no dia 12 de fevereiro, vai realizar uma emissão de dívida com o objetivo de encaixar entre 1.000 e 1.250 milhões de euros.
PUB
Em nota enviada às redações, a entidade liderada por Cristina Casalinho refere que serão emitidos títulos soberanos com prazos a 6 e a 14 anos.
Na primeira emissão de dívida realizada em 2020, o IGCP colocou 500 milhões de euros em bilhetes do Tesouro com maturidade em 17 de julho de 2020, com uma "yield" de -0,487%, valor que representa a taxa de financiamento mais baixa de sempre neste prazo.
PUB
No mesmo dia, o Tesouro emitiu ainda 1.250 milhões de euros em títulos com maturidade em 15 de janeiro de 2021 (12 meses), com uma taxa de juro de -0,482%.
PUB
Nesta dupla emissão de 15 de janeiro o IGCP conseguiu financiar-se a taxas negativas e mais baixas do que nas emissões similares anteriores.
Além da habitual colocação de dívida pública, o IGCP tem vindo, desde finais de 2018, a realizar diversas operações de troca de dívida com o objetivo de alisar o perfil de reembolsos da dívida e alargar a maturidade média das obrigações.
PUB
A primeira oferta de troca deste ano foi feita no final de janeiro, altura em que o IGCP adquiriu milhões de euros em obrigações com maturidade em abril de 2021, oferecendo em contrapartida títulos que só serão reembolsados em junho de 2029. O Tesouro português pagou uma taxa de cupão de 3,85%, sendo que as obrigações que deu em troca pagam uma taxa de 1,95%.
(Notícia atualizada)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais IGCP Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública Cristina Casalinho Dívida Pública ObrigaçõesQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda