António José Teixeira Algoritmos ameaçam o livre-arbítrio 09.11.2018 António José Teixeira
O admirável mundo das tecnologias e dos algoritmos tem tanto de libertador como de ameaçador. Há quem diga que estamos a ser colonizados pelas empresas tecnológicas. O controlo dos dados pessoais é o cerne dos novos poderes. É preciso consertar a web, disse o seu fundador em Lisboa.
António José Teixeira Lula perdeu e o Brasil também 02.11.2018 António José Teixeira
Um lobo solitário alimentado a raiva ganhou um Brasil desiludido e inseguro. Não é a primeira vez que a frustração é explorada por demagogos perigosos. Autoritários mentirosos multiplicam-se à medida que a democracia se degrada e as desigualdades crescem.
António José Teixeira Escrutinamos pouco, exigimos de menos 26.10.2018 António José Teixeira
O debate orçamental cruzou-se esta semana com ajustes de contas com um passado muito recente. Depois de ter criticado o Presidente da República, Cavaco Silva aproveitou as memórias para chamar "artista" a António Costa. A "geringonça" ficou-lhe atravessada…
António José Teixeira Fragilidades e redução de danos 19.10.2018 António José Teixeira
A remodelação reforçou o centro político do Governo. De um lado Mário Centeno a controlar o Orçamento, do outro António Costa em campanha. Equilíbrios difíceis, mas mais tracção governamental, enquanto sopram tempestades em várias periferias.
António José Teixeira Encobrir o encobrimento 12.10.2018 António José Teixeira
A saga de Tancos começou por ser um vexame militar, tornou-se arma de arremesso partidário e ameaça contagiar as mais altas instâncias políticas. Quase todos, militares e civis, dizem não saber de nada. Possível, mas inverosímil. Ao desaparecimento sucedeu uma encenação de achamento, que precisaria de comprometer o poder político. Até quando?
António José Teixeira Dizem que "mata, mas limpa" 04.10.2018 António José Teixeira
A irresponsabilidade e a impunidade corroem a confiança nas democracias. Já chegava a indomável velocidade de comunicação das emoções populares; também os discursos incendiários carregados de paixão se propagam mais longe e mais depressa do que os argumentos baseados na razão.
António José Teixeira É provável que seja falsa 28.09.2018 António José Teixeira
O falatório geral parece tudo normalizar. Até os ódios e o fanatismo. As percepções arriscam-se a ser demasiado enganadoras. E a falsificação da imagem e do argumentário nem sempre é detectável. Contudo, há precauções e combates urgentes para travar encobrimentos e mentiras. É preciso desmascarar a manipulação.
Folha de Assentos Talvez falte um levantamento vigoroso 21.09.2018 António José Teixeira
Marcelo e Costa foram mais rápidos do que se pensava. Num país desconfiado dos políticos e da justiça, a liderança da Procuradoria-Geral da República não é indiferente. Ficou um sinal de continuidade, mesmo não continuando Joana Marques Vidal. Um país à procura de justiça quando se desvaloriza o trabalho e se rompe o contrato social.
António José Teixeira Cacarejares e outras falas 14.09.2018 António José Teixeira
Nas palavras pulsam várias vidas, escreve Manuel Alegre. E muitas povoam o nosso ouvido sem deixar memória. Muito presente que não chega a passado. 10 anos após a queda do Lehman Brothers, pouco ou nada se aprendeu. Continuamos a insuflar bolhas…
Folha de assentos Zumbidos de campanha 07.09.2018 António José Teixeira
O regresso à política já não é o que era, diz Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente e sempre comentador. Marcelo diz que é cada vez mais difícil ser Presidente, ser Governo e fazer oposição. Tempos difíceis para muitos. E tempos de campanha exigente em Portugal e na Europa.