CaetanoBus vende mais 30 autocarros elétricos à Carris por quase 13 milhões de euros
Esta nova remessa de autocarros 100% elétricos que será entregue à Carris possui uma "nova versão de baterias que permitem rotas mais longas com o mesmo carregamento". O contrato inclui ainda 16 carregadores da Siemens.
A fabricante automóvel CaetanoBus, que faz parte da Toyota Caetano Portugal e da Mitsui, anunciou esta sexta-feira que vai fornecer à Carris mais 30 autocarros 100% elétricos e.City Gold, num contrato de 12,7 milhões de euros, que inclui também o fornecimento de infraestruturas e sistemas de carregamento.
Serão assim instalados 16 carregadores da Siemens, produzidos na fábrica da empresa, em Corroios, e ainda um sistema de controlo e monitorização das infraestruturas de carregamento elétrico.
Esta é a segunda vez que a Carris compra autocarros 100% elétricos à Caetanobus para circularem em Lisboa, sendo que a empresa municipal já tem 15 unidades e.City Gold em operação na cidade desde 2019, bem como uma estação de abastecimento localizada na Pontinha, estreada em 2021 por Fernando Medina.
Segundo a fabricante, esta nova remessa de autocarros elétricos que será entregue à Carris possui uma "nova versão de baterias elétricas, que fornecem uma melhor autonomia e que permite aos operadores realizarem rotas mais longas, com o mesmo carregamento".
Além disso, têm também novos sistemas de auxílio à condução, tais como o sistema de retrovisão por câmaras (substituindo os espelhos retrovisores convencionais, por especificação do operador), sistemas de radar para avisar distância dos veículos à frente e sistemas para avisar da existência de pedestres, ciclistas e scooters/trotinetes junto dos autocarros, especialmente nos lugares com pouca visibilidade das rotas urbanas.
De acordo com Nuno Lago de Carvalho, Chief Commercial Officer da CaetanoBus, "esta encomenda vem incentivar a indústria portuguesa, num momento muito critico, não só pela produção em território nacional dos 30 autocarros, mas também pela produção em Portugal dos respetivos carregadores".
Mais lidas