Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Um balanço digital de 2022

29.12.2022

O final do ano é propício a balanços. Olhando para 2022, percebemos que um acontecimento disruptivo, a invasão da Ucrânia pela Rússia, condiciona todas as abordagens, mas não as esgota.

A urgência do digital (e a sua utilidade para combater a inflação)

15.12.2022

O avultado investimento em tecnologia, inovação e serviços digitais, que podemos verificar nos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, a China, o Norte da Europa e o Sudeste Asiático, tenderá a agravar o fosso, a discrepância entre blocos, sedimentando a posição daqueles na vanguarda e liderança do século XXI.

Afinal estamos no pelotão da frente na Europa

01.12.2022

Temos, com urgência, de olhar para a saúde mental de uma forma eficaz e temos de perceber que o bem-estar social é um ativo de primeira relevância na construção de uma comunidade. Onde todos (cidadãos, governos e empresas) temos uma responsabilidade e uma tarefa a exercer!

Novas ameaças exigem novas respostas

17.11.2022

Os triliões de sinais analisados no ecossistema mundial de produtos e os serviços daquela empresa revelam a ferocidade, o alcance e a escala de ameaças digitais em todo o mundo. Impõem-se cada vez mais medidas para nos defendermos contra estas intimações.

Twitter é poder

04.11.2022

Quem tem a responsabilidade de gerir plataformas digitais com o impacto e o poder de influência do Twitter deve estar ciente de que o seu impacto pode ser extraordinariamente positivo para a humanidade, mas pode igualmente ter um efeito destrutivo de pilares que sustentam as nossas democracias.

Outras guerras

20.10.2022

A previsível escalada da “guerra tecnológica” não é uma boa notícia. Contribuirá decisivamente para um mundo crescentemente dividido e sem interligações que seriam importantes, do ponto de vista económico, militar, diplomático e cultural. É uma disputa sino-americana, mas que impactará a economia global.

Mas afinal o trabalho híbrido é passado ou futuro?

06.10.2022

85% dos líderes consultados afirmam que a mudança para o trabalho híbrido tornou mais difícil acreditar que os empregados estão a ser produtivos. Esta paranoia corre o risco de tornar o trabalho híbrido insustentável.

Digital versus inflação

22.09.2022

Vivemos tempos de especial incerteza económica. A pressão inflacionista, cuja longevidade é, por natureza, imprevisível, será a variável com impacto mais impressivo na vida das empresas e das famílias.

O mundo no pós-guerra

08.09.2022

As primeiras análises à invasão da Ucrânia, pela Rússia, trouxeram incontáveis observações que prognosticaram uma alteração significativa no equilíbrio de poderes globais, havendo mesmo quem falasse numa nova ordem internacional.

O euro e as eleições italianas

26.08.2022

As eleições italianas de 25 de setembro revestem uma importância crítica para a Europa e, em particular, para o grupo de países do Sul em que nos integramos. A um mês das eleições, todos os indicadores apontam para uma vitória confortável da coligação de direita.

Portugal e a emigração

11.08.2022

Temos hoje uma emigração essencialmente jovem qualificada, contrastando com os fluxos migratórios mais tradicionais.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio