Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Digital versus inflação

22.09.2022

Vivemos tempos de especial incerteza económica. A pressão inflacionista, cuja longevidade é, por natureza, imprevisível, será a variável com impacto mais impressivo na vida das empresas e das famílias.

O mundo no pós-guerra

08.09.2022

As primeiras análises à invasão da Ucrânia, pela Rússia, trouxeram incontáveis observações que prognosticaram uma alteração significativa no equilíbrio de poderes globais, havendo mesmo quem falasse numa nova ordem internacional.

O euro e as eleições italianas

26.08.2022

As eleições italianas de 25 de setembro revestem uma importância crítica para a Europa e, em particular, para o grupo de países do Sul em que nos integramos. A um mês das eleições, todos os indicadores apontam para uma vitória confortável da coligação de direita.

Portugal e a emigração

11.08.2022

Temos hoje uma emigração essencialmente jovem qualificada, contrastando com os fluxos migratórios mais tradicionais.

Dilemas de verão

29.07.2022

Para Estados com graves problemas de competitividade, como é o caso português, urge encontrar novas respostas que alterem o seu modelo de desenvolvimento. E, não me canso de repetir, a aposta no digital pode ser o segredo para resolver grande parte dos bloqueios estruturais. 

Cibersegurança das empresas: um longo caminho a percorrer

14.07.2022

O mercado associado à segurança na rede está a crescer exponencialmente, atingindo um valor global estimado em mais de 133 mil milhões de dólares, em 2020. Contudo, em Portugal, permanece como um dos mercados de menor dimensão da Europa.

A crise e a emergência climática

01.07.2022

É importante que assumamos que não estamos a amadurecer os mercados e a dar os passos necessários para alcançar as metas necessárias até 2050. Em nome das futuras gerações, temos de arrepiar caminho.

Ponto de viragem

17.06.2022

A revolução digital que estamos a viver é uma gigantesca oportunidade para transformar a nossa economia, para ultrapassar barreiras tradicionais e para nos posicionar como um espaço económico sustentável e atrativo para talento e investimento.

Davos já não é o que era

03.06.2022

Não voltaremos a entusiasmos que acreditavam numa globalização desregulada. Mas regressarmos a bloqueios fronteiriços, nacionalismos irracionais e protecionismos egoístas apenas agravará as desigualdades globais e impedirá que se gere mais riqueza e mais oportunidades para todos.

Uma oportunidade para a economia nacional

19.05.2022

As mudanças que se estão a gerar permitem abrir uma janela para que a economia nacional possa corrigir as suas fragilidades e possa potenciar as suas vantagens competitivas. E, a este respeito, a transformação digital das empresas, do Estado e da sociedade é um fator absolutamente decisivo.

Novas guerras híbridas

06.05.2022

Enquanto as forças russas sitiavam a cidade de Mariupol, os ucranianos começaram a receber e-mails de um outro hacker russo, disfarçado de residente em Mariupol, acusando falsamente o governo da Ucrânia de “abandonar” os cidadãos ucranianos.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio