pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Para os indivíduos, a aprovação do AI Act pode significar mais proteção e controlo sobre a forma como os seus dados são usados pela IA.

Inteligência artificial a galope

A dúvida subsistirá: uma nova administração Trump significará um impulso para a Europa reforçar a sua coesão perante uma ameaça comum e, assim, reforçar o seu investimento numa defesa efetiva; ou, pelo contrário, implicará uma divisão dentro da União Europeia, uma fragilização da NATO e um abandono do Presidente Zelensky e do povo ucraniano à sua sorte para gáudio de Putin?

O regresso de Trump à Casa Branca

As mulheres representam mais da metade da população mundial e desempenham papéis diversos e essenciais em todas as esferas da vida. No entanto, ainda enfrentam inúmeras barreiras e desigualdades que limitam o seu potencial, as suas oportunidades e o seu direito a alcançarem uma vida plena com bem-estar e realização pessoal. E o seu peso nas lideranças, políticas ou outras, é ainda ridiculamente diminuto.

Mulheres ao poder

A promoção da diversidade, enquanto cultura e predisposição organizacional, tem um valor que transcende as causas éticas, morais ou de responsabilidade social.

O valor da diversidade

Vivemos tempos de mudanças aceleradas, não apenas a nível tecnológico, mas também a nível social. Naturalmente, diria eu. Estranho seria que perante a dimensão e impacto de tantas alterações no nosso modus vivendi e nos nossos relacionamentos sociais, as comunidades e as pessoas se mantivessem imunes a novas abordagens e a novos valores

Estamos a perceber a Geração Z?

O ano de 2024 será um ano recorde em termos de eleições, mas será também um ano em que o papel da IA na definição do resultado dessas eleições será objeto de um exame minucioso. Cabe-nos a nós garantir que a IA é utilizada para melhorar, e não para prejudicar, o processo democrático.

2024 e a democracia

Foi há menos de um ano (30 novembro de 2022) que o Mundo acordou com uma nova ferramenta tecnológica disponível nos nossos telefones e computadores pessoais. O ChatGPT parecia magia.

O Mundo a olhar para a IA. E nós?

Apesar das boas notícias, não deveremos embandeirar em arco. Este resultado possivelmente apenas confirma a tese, defendida por muitos autores, de que os eleitores estão cada vez menos focados na substância das medidas e reagem a impulsos mais imediatistas sobre a situação económica e o seu bem-estar no presente.

Populismos na Europa

Compreensivelmente, a atenção tem-se focado com maior insistência em determinadas propostas do Pacto com maior “atratividade mediática”, como a sugestão de um 15.º mês ou novas soluções equilibradas e inovadoras para a Segurança Social, por exemplo. Contudo, o Pacto Social é muito mais do que isso.

Se não quer ajudar, pelo menos não atrapalhe!

Para nosso infortúnio, continuamos dominados por burocratas (os novos velhos do Restelo) que não tomam decisões, que têm medo da “nuvem”, da tecnologia e da própria sombra. Sem visão, sem desassombro, sem rasgo e sem ambição.

Os velhos do Restelo estão a ganhar?

A ausência de Xi da reunião do G20, realizada na Índia, pode significar muita coisa. Oxalá seja um sinal de enfraquecimento da vontade de imposição de uma liderança forçada e não desejada por mais ninguém.

Para onde vai a economia chinesa?

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio