Seis propostas para voltar ao teatro neste fim-de-semana
Catarina e a Beleza de Matar Fascistas
PUB
Pode a violência ser resposta à própria violência? No palco do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, um futuro hipotético coloca-se em cena: os fascistas chegaram ao poder em Portugal. Para honrar uma tradição sólida, uma família reúne-se uma vez por ano para matar um destes inimigos. Só que Catarina, a descendente a quem cabe agora a tarefa, não consegue fazê-lo. Na nova peça de Tiago Rodrigues, questiona-se o modo como podemos (todos) responder à ascensão do extremismo. Seremos capazes de evitar o inevitável? Se não conseguiu bilhete para estes dias, até 26 de abril, fique atento a uma eventual reposição.
PUB
Noite de Estreia
Entre o teatro e o cinema, há o território comum da arte. A partir do filme "Opening Night" de John Cassavetes, Martim Pedroso transporta para o palco do Teatro da Trindade, em Lisboa, o universo de uma atriz assombrada pela morte de um dos seus fãs. Num trabalho marcado por conflitos (internos e externos), evidencia-se a falha e a consciência do fim. Dalila Carmo e João Reis estão à frente deste elenco, até 6 de junho.
PUB
Anda, Diana
PUB
Um acidente deixou tetraplégica, aos 28 anos, a bailarina e acrobata Diana Niepce (na foto principal). Com um corpo que deixou de responder à norma, a criadora transporta para o palco do Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, o processo (interminável) de recuperação. Aqui, o corpo não procura a vitimização mas antes a afirmação. Intensidade é a palavra que melhor descreve este trabalho, onde Diana Niepce mostra que, por mais duro que seja o esforço, é possível superá-lo. A dançar.
PUB
Dias da Dança
Até 30 de abril, o festival Dias da Dança está de volta. Apesar de vários espetáculos passarem em formato presencial no Porto, a sugestão para este fim-de-semana é que acompanhe algumas criações sem ter de sair de casa. De Portugal, vêm Jonas & Lander com "Bate Fado". Mas se estiver com vontade de assistir a uma criação internacional, pode apostar em "L’affadissement du merveilleux" de Catherine Gaudet.
PUB
TM
PUB
O aqui e o agora do teatro presencial poderia parecer uma das grandes lacunas quando ele migra para território digital. Só que em "TM", a nova criação da companhia belga Ontroerend Goed para o Teatro do Bairro Alto, o encontro continua a dar-se. Num formato personalizado, de um-para-um, encurtam-se as distâncias mas mantêm-se todas as seguranças sanitárias. Até domingo, em dois turnos distintos.
Memórias de uma Falsificadora
PUB
Se já tem planos definidos para este fim-de-semana de 25 de abril, não deixe de contaminar o resto da semana com este espírito de liberdade. No Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, em Lisboa, apresenta-se uma adaptação teatral do livro "Memórias de uma Falsificadora - A Luta na Clandestinidade" de Margarida Tengarrinha. Com encenação de Joaquim Horta, conta-se a história de uma artista plástica que colocou a suas habilidades ao serviço da falsificação de documentos, resistindo contra a ditadura. Para ver até 30 de abril.
Saber mais sobre...
Saber mais teatro cultura arte música cinema exposições lazer Weekend cartaz covid pandemia restriçõesA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda